segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O PAPEL DO LEGISLATIVO NO LEGADO DOS MEGA EVENTOS 2014-2016

Nesta sexta 25/11, foi realizado outra etapa do “FORUM PERMANENTE de DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO do ESTADO JORNALISTA ROBERTO MARINHO” desenvolvido pela ALERJ ( Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro ), cujo tema abordado foi “ O papel do legislativo no legado dos mega eventos 2014-2016, participaram compondo a mesa. 

Deputado Paulo Melo              Presidente da ALERJ e do FORUM

Deputado Bebeto                     Coordenador da mesa

Ministro Marcio Fortes            Presidente da autoridade pública olímpica

Sr. Nilo Sergio                           Subsecretário de Esportes do Estado RJ

Embaixador Agemar Sanctos  Comitê organizador Rio 2016

Sr. Romário Galvão                  Secretário de Esportes da cidade RJ

Deputado Nilton Salomão       Coordenador da mesa

Também estiveram presentes na plenária da ALERJ e participando efetivamente do FORUM o deputado Luis Paulo, deputado Paulo Ramos e a deputada Aspácia Camargo, pela secretaria de esportes e lazer de Cabo Frio estiveram participando o secretário Sr. Eliseu Pombo, o diretor Sr. Kleber Veríssimo e o professor Bruno Rodrigues.

Durante o FORUM foram abordados alguns tópicos importantes entre cabe ressaltar, a importância do legado que ficará em virtude destes mega eventos  como por exemplo equipamentos esportivos, mobilidade urbana( transportes ), saneamento básico, habitação e outros,

Mais também foi colocado alguns aspectos negativos quando da realização do Pan-americano no Rio entre eles os equipamentos velódromo, arena de esportes, parque aquático Maria Lenk, as instalações para alojar os atletas na Barra.

Foi evidenciado durante o FORUM da insistência em se investir outra vez na Barra, local que na realidade já atrai inúmeros investidores e também já é dotado de uma infraestrutura, foi solicitado que fosse direcionado esse tipo de investimento de infraestrutura oriunda deste mega evento para regiões que ainda não possuem, seguindo o exemplo de Medelín quando os organizadores direcionaram esses recursos justamente para uma região completamente sem infraestrutura.

Outro tópico abordado foi justamente o legado para o ESPORTE, foi cobrado um plano de esportes com o objetivo de massificar várias atividades esportivas, que ao mesmo tempo afaste crianças, adolescentes e jovens da rua e das drogas e também desenvolvam seu potencial esportivo,  pois entende-se que este é o maior legado que poderá ficar no nosso estado.
Em virtude deste tópico foi levantado a falta de credibilidade com relação aos objetivos dos projetos Rio 2016 e Segundo Tempo, justamente por entenderem que a  falta de fiscalização gerou um desvio do objetivo dos mesmos.

0 comentários:

Postar um comentário