quinta-feira, 12 de março de 2020

ESPORTE SEM TETO X GINÁSIO POLIESPORTIVO



Em 1994, quando tivemos na cidade de Venâncio Aires no Rio Grande do Sul representando o Estado Do Rio de Janeiro com a seleção de Cabo Frio, ficamos surpresos com a quantidade de ginásios poliesportivo com dimensões atualizadas existente na cidade, muitos delas inclusive dentro de escolas, comentávamos em tom de brincadeira que dava vontade de pegar e levar somente um para Cabo Frio.
Para nossa surpresa, ficamos sabendo que procedimentos foram tomados justamente para a concretização dos nossos sonhos, a construção de um ginásio poliesportivo, todos ficaram alegres e empolgados com a notícia. Fomos inclusive a uma empresa em Santa Teresa no Rio de Janeiro, detentora do conhecimento em projetar ginásios poliesportivo.
Mas, o tempo foi passando e quando estávamos na reta final nos deparamos com um processo eleitoral, tendo de um lado o Sr. Alair Corrêa na época Deputado Estadual, e do outro lado o Sr. José Bonifácio na época Prefeito, duas personalidades importantes na história política da nossa cidade, como resolver esse impasse, nós sabíamos que o momento era delicado, mas como deixar escapar a oportunidade de vermos realizado um sonho de vários desportistas.
Começamos a formar um movimento não politiqueiro e sim voltado para obtermos a construção do ginásio poliesportivo, lembro que nos reuníamos uma ou duas vezes por semana no Hotel Nanuque, em plena época de verão em Cabo Frio, com o comercio em alta tínhamos que ao final de um dia cansativo participar destas reuniões, porém valia a pena fazer todo esse esforço por uma boa causa.
Após algumas sugestões dos participantes ficou decidido que deveríamos abrir o diálogo tanto com o Sr. Alair Correa como com o Sr. Jose Bonifácio, ficou decidido também que nesse primeiro momento o Sr. Barreto e Sr. Eliseu Pombo representariam o movimento, e lá fomos nós ao encontro das duas personalidades políticas da cidade, sentávamos com um que colocava sua opinião e fazia sugestões, depois falávamos com o outro e ele também colocava sua opinião e sugestões. Ao final de muitas conversas e sem uma solução que atendesse os dois lados e principalmente aos objetivos dos desportistas, ficou decidido que deveríamos desenvolver atividades que pudéssemos sensibilizar a sociedade, assim como entidades esportivas e órgãos importantes de Cabo Frio.

Numa destas reuniões o Sr. William na época presidente da Federação de Handebol sugeriu que o movimento chamasse Esporte Sem Teto, sua sugestão foi aprovada por unanimidade, outra sugestão aprovada foi da realização de um evento na Praça Porto Rocha envolvendo todos os desportistas que teriam que realizar uma atividade referente a sua modalidade, ao mesmo tempo pessoas estariam ao redor colhendo assinaturas para um abaixo assinado, que seria entregue na Câmara de Vereadores.
Foram produzidos prospectos evidenciando algumas informações, várias entidades esportivas Ligas, Federações e Confederações, assim como a OAB e da Paróquia Nossa Senhora da Assunção encaminharam documentos solicitando apoio da Câmara para a construção do ginásio, também tivemos uma grande conquista quando o professor Renato Azevedo aderiu ao nosso movimento, assim como o craque Romário.

Romário com atletas apoiando o Esporte Sem Teto



 



 

 

 

 

 


Depois de todas estas atividades desenvolvidas, de forma respeitosa, sem revanchismos ou radicalismo, entregamos ao Presidente da Câmara de Vereadores Sr. Acyr Rocha o abaixo assinado com 1.321 assinaturas, em seguida, também fizemos a solicitação para utilizar a “Tribuna Livre da Câmara” que acabava de ser criada. Inauguramos a Tribuna Livre na Câmara de Vereadores, sendo o professor Renato Azevedo o primeiro a utilizar a tribuna representado a Liga Cabo-friense de Futebol de Salão e o segundo a falar foi o Sr. Eliseu Pombo representando a Liga Cabo-friense de Handebol.
Um dia antes da sessão na Câmara de Vereadores, quando seria de fato definido a construção ou não do ginásio poliesportivo, foi realizado reunião no Tamoyo E. C. envolvendo os vereadores ainda indecisos e os desportistas, no final, todos se comprometeram a votar a favor durante a sessão da Câmara no dia seguinte. E assim aconteceu, somente o vereador Aires Bessa não votou por não ter comparecido a sessão.

Fato consumado com uma grande vitória para o esporte de Cabo Frio, tivemos a promessa dos candidatos a prefeito que se fossem eleitos dariam continuidade a construção do ginásio poliesportivo (o Prefeito Jose Bonifácio já havia iniciado as obras) assim que assumissem, entretanto na realidade o que vimos foi uma paralisação desta construção, desde 1997 até Junho de 2004, somente no segundo semestre de 2004 foram iniciadas as obras de construção.

ASSISTA A MATÉRIA DO CANAL ECO TV SOBRE O MOVIMENTO ESPORTE SEM TETO




0 comentários:

Postar um comentário