sábado, 4 de junho de 2016

PROJETO CABO FRIO FUTSAL FORMANDO VALORES




O projeto Cabo Frio Futsal desenvolvido pela Liga Cabo-friense de Futsal teve seu inicio em 2000, sua equipe era composta pelos melhores jogadores oriundos dos campeonatos municipais, o que criava um fator motivador nos atletas que estavam competindo.
Somente a partir de 2005 o projeto Cabo Frio Futsal teve um olhar mais profundo, quando através do PROESPA (Projeto de Esportes Amadores) CLIQUE AQUI elaborado no período de 2002/2004,  o prefeito Marquinho Mendes prometeu e cumpriu com sua palavra dando todo apoio ao projeto.








Este projeto atingiu o seu ápice em 2006, quando pela primeira vez a cidade de Cabo Frio participou da Liga Nacional com total apoio do prefeito Marquinho Mendes CLIQUE AQUI, foi revolucionário tanto do ponto de vista da visibilidade para a cidade, na geração de emprego principalmente para os atletas e comissão técnica de Cabo Frio, na introdução do futsal de Cabo Frio no cenário nacional e também para os torcedores de Cabo Frio.
Claro não podemos esquecer que a construção do ginásio poliesportivo foi peça fundamental para essa conquista, ele possibilitou uma estrutura adequada ao momento. Apesar das dificuldades para a sua construção que foi solicitado desde 1995, através do movimento “Esporte sem Teto” pela construção do ginásio, CLIQUE AQUI







Somente em 2004 as obras começaram, foram nove anos de espera, mesmo assim foi inaugurado sem estar aparelhado para receber os jogos e o público, somente no segundo semestre de 2005 o ginásio foi liberado para jogos
Por questões técnicas nos anos de 2007 e 2008 o nome do projeto teve que ser substituído pelo Centro Esportivo Cabo Frio, mais manteve a mesma estrutura e inclusive a maior parte dos atletas e comissão técnica do Cabo Frio Futsal, nestes dois anos conquistou o Bicampeonato Carioca de Futsal.





Em 2009 mesmo enfrentando uma crise o projeto Cabo Frio Futsal retorna e mantém sua continuidade até 2012, durante estes quatro anos sempre disputou as competições da Federação de Futsal nas categorias sub-15, sub-17, sub-20, feminino e adulto, em 2010 vários jogadores tiveram que sair da equipe por terem recebido boas propostas.
Por este motivo tivemos que planejar e organizar o inicio de um procedimento voltado para preparação de novas gerações, para alcançar esse objetivo era necessário investir nas categorias 15,17 e 20, já aqueles que eram sub-20 passaram automaticamente para a equipe adulta em 2010, e assim o projeto teve sua continuidade e atingiu o objetivo quando vários atletas começaram a despontar mostrando a sua qualidade.





Porém em 2013 após doze anos da continuidade do projeto a Liga cabo-friense de futsal achou melhor não dar continuidade ao projeto Cabo Frio Futsal, aliais mais um entre muitos projetos que acabaram a partir de 2013, por este motivo não tivemos mais a participação de forma contínua das equipes 15 e 17 em campeonatos da Federação, tão necessárias na formação de mais atletas para no futuro suprir as categorias acima.
Colaborou para esse retrocesso desde 2013, a falta de apoio do governo municipal para as competições municipais e estaduais, que acabou com os recursos recebidos pela Liga Cabo-friense de futsal através de patrocínio que sempre teve desde 2005, uma grande conquista sempre solicitada pelos salonistas.  
Agora cabe apenas recordar através destas fotos momentos de luta e dedicação, que colaboraram para conquistas importantes do futsal de Cabo Frio, ao encerrar fica a sugestão para que leiam matéria na coluna opinião com o título “Plantar e Colher” CLIQUE AQUI e possamos nos conscientizar das nossas responsabilidades em benefício do coletivo.















0 comentários:

Postar um comentário