quarta-feira, 15 de julho de 2015

FUTSAL DE CABO FRIO COMEMORA 30 ANOS - DA FUNDAÇÃO DA LIGA ATÉ A LIGA NACIONAL - PARTE 37

Algumas novidades chamaram atenção neste ano de 2003, o início das obras para a construção do ginásio poliesportivo, depois de sete anos da conquista pela construção do ginásio obtida através do movimento “Esporte sem Teto”, a realização do campeonato de máster, o retorno do projeto Cabo Frio Futsal, o fortalecimento do movimento do esporte “PROESPA” e as notas tristes como do falecimento do Sr. Tarcísio um dos fundadores da Liga e presidente da junta disciplinar e a não realização da competição das categorias de base. 


Liga 

Pela segunda vez consecutiva a realização das competições só foi possível, pelo apoio do secretário de esportes Dr. Hélcio Azevedo que intercedeu junto ao prefeito no sentido de liberar recursos para o pagamento de arbitragem, aluguel de quadra e premiação.
Neste ano perdemos num trágico acidente o nosso amigo Tarcísio, no seu trabalho habitual como motorista de ambulância, após uma batida seu carro caiu e pegou fogo. Tarcísio foi fundador da Liga e assumiu na primeira diretoria o cargo de presidente da junta disciplinar.
Em cerimônia festiva na Federação de Futsal do Rio de Janeiro, o Sr. Carlos Bittencourt vice-presidente da Confederação ao saber da construção do ginásio poliesportivo, se colocou a disposição para trazer eventos para Cabo Frio.
Como de praxe foi comemorado o aniversário da Liga e também foi realizada a festa de entrega de premiações.





















PROESPA 


O movimento que teve seu início em 2002 começou a ganhar força, com a presença de muitos desportistas de várias modalidades esportivas, que passavam por dificuldades para realizarem suas competições ou desenvolverem suas modalidades.

Já neste ano começou a receber sugestões, para a elaboração final de um projeto de esportes amadores para Cabo Frio a partir do ano de 2005, neste projeto o desenvolvimento do esporte era pautado de forma democrática e social.






Ginásio Poliesportivo


Só para relembrar, em 1995 através do movimento democrático “Esporte sem Teto”, conquistamos a construção do ginásio poliesportivo e tivemos a confirmação dos pré candidatos naquela época, de assumirem já no seu primeiro ano de governo a continuidade da obra.

Infelizmente somente sete anos depois foi iniciada a obra, fato este que colaboram em muito para uma perda enorme de vários atletas que despontavam em suas respectivas modalidades, uma geração muito boa não pode vivenciar um novo momento na evolução do esporte de Cabo Frio.








Campeonato Regional


Quatro equipes participaram desta competição foram elas, Tamoyo, A. A. Cabo-friense, Progresso F. C. e Búzios Beach Club, para confronto final se classificaram as equipes do Tamoyo e Progresso, nesta decisão o Tamoyo venceu conquistando assim o campeonato regional de 2003.




















Campeonato Máster


Depois de alguns anos sem ser realizado, o primeiro e último foi em 2000, a Liga retorna com o campeonato nesta categoria. Oito equipes participaram foram elas: Metodista/Betel, Urubu/Rei (campeão em 2000), Itajuru F. C., Gessem, A. A. Cabo-friense, Amigos do Futsal, Progresso/Aromas do Vale e Tamoyo F. C.

Depois de várias alternâncias na liderança do campeonato duas equipes se classificaram para o jogo final Metodista/Betel e Gessem, com a vitória da Metodista/Betel ela conquistou o campeonato Máster de 2003.




















JAI’S e JAB’S


Pela quinta vez Cabo Frio representa o Estado do Rio de Janeiro nos Jogos Abertos Brasileiros (JAB’S), apesar de ter formado uma forte equipe o equilíbrio foi predominante na fase inicial, porém Cabo Frio não conseguiu se classificar para a fase seguinte no critério saldo de gols.



Neste ano Cabo Frio tentava a conquista do hexacampeonato, mais desta vez tinha pela frente a forte equipe do Macaé bem estruturada e com desenvolvimento profissional muito bom, inclusive o nosso atleta Digo fazia parte do elenco do Macaé.

O início foi bom ao vencer o Arraial do Cabo, porém para  irmos para a fase final tínhamos que decidir contra o Macaé em jogo a ser realizado em Macaé, o jogo foi muito equilibrado estando Cabo Frio algumas vezes a frente no placar, mais no último minuto da partida que estava empatada, o Macaé conseguiu desempatar a partida em 3x2, dando números finais ao resultado.














Copa Alto Litoral


Pela quinta vez é realizada esta competição, Cabo Frio tentava seu terceiro título consecutivo, neste ano a abertura foi realizada em Cabo Frio no ginásio da A. A. Cabo-friense, onde dezeseis municípios desfilaram e apreciaram um jogo amistoso entre a seleção de Cabo Frio e o C. R. Flamengo agendado pelo Marco Bruno.

Cabe salientar que a secretaria de esportes através do secretário Dr. Hélcio Azevedo, junto com Marquinho Mendes conseguiu dar todo apoio necessário para que a seleção de Cabo Frio pudesse participar desta competição.

Cabo Frio não conseguiu passar para a fase semifinal, teve pela frente a equipe do Macaé descansada, ao contrário de Cabo Frio que vinha desgastada de uma competição em Poços de Calda pelos JAB’S, culminando com a chegada de uma viajem no dia anterior do jogo. Enquanto tivemos condições físicas enfrentamos o adversário de forma igual, mais na parte final do jogo mesmo tendo oportunidades desperdiçadas não conseguimos reverter o placar.










Campeonato Estadual / Cabo Frio Futsal


Dentro dos objetivos do projeto Cabo Frio estava participar de competições estaduais e nacionais representando Cabo Frio com uma seleção, a crise do ano passado impossibilitou essa continuidade, mais neste ano conseguimos voltar com o projeto.

No início ficamos em dúvida da possibilidade do Cabo Frio Futsal participar desta competição, porém mais uma vez, o secretário de esportes Dr. Hélcio Azevedo e Marquinho Mendes interferiram junto ao prefeito, no sentido de possibilitar a participação no estadual.

Nossos treinamentos eram realizados de forma alternada do ginásio da Escola Edílson Duarte, na quadra do Colégio Miguel Couto e no ginásio da A. A. Cabo-friense, principalmente aos sábados e domingos.

Sabíamos das dificuldades que encontraríamos nesta competição, principalmente quando tomamos ciência da nossa chave, tendo como adversárias equipes bem estruturadas e profissionais Tio Sam e Casa de Espanha, essas foram às equipes desta chave que se classificaram para outra fase




Pablo (Prep. Físico), Marcelão (diretor da Secretaria de Esportes), Wagner, Fabinho, Eliseu Pombo(treinador) e Minguinho(roupeiro) Abaixo Wellington e Magela (massagista)











Em pé e/d Marquinho, Maguinho, Gugu, Bruno Ciro, João Vitor, Wagner, Eliseu Pombo (treinador), Totonho (aux. Técnico) e Herônio Rangel (supervisor)
Agachados e/d Minguinho (roupeiro), (?), Cabeça, Luciano (in memoriam), Thiago Mureb, Rafael Antunes, Fabrício e Magela (massagista)




Campeonato Adulto 


Como foi informada no início, a realização desta competição só foi possível devido à interferência do secretário de esportes Dr. Hélcio Azevedo e de Marquinho Mendes junto ao prefeito.

Participaram desta competição as seguintes equipes: A. A. Cabo-friense, Tamoyo E. C., Metodista/Betel, Búzios Beach Club, Arraial do Cabo e Progresso F. C.

Para a partida final se classificaram A. A. Cabo-friense e o Tamoyo E. C., clubes que por tradição já desenvolvem uma rivalidade por muitos anos em Cabo Frio, e neste jogo não foi diferente, ao final dos confrontos o Tamoyo venceu as duas partidas conquistando o campeonato de 2003.

















Em pé e/d Paul, Pablo (Prep. Físico), Rafael Antunes, Renato, Gugu, Ramos (supervisor), Luciano (in memoriam), Maguinho e Paulo Cesar (treinador) Agachados e/d Marquinho, Bruno Ciro, Marcelo Peixe, Weverton, Lalace, Fabrício e Minguinho (roupeiro)

Em pé e/d Marquinho, João Vitor, Wellington, Wagner, Rodrigo Barreto (treinador) e Jorginho (Prep. Físico)
Agachados e/d Fabinho, Gustavo, Marcelinho, Thiago Mureb e (?)















Em pé e/d João Vitor, Luis Antônio (Totonho), Piolho, Careca, Murebinho (diretor), Rodrigo Barreto (Treinador), Jorginho (Prep. Físico), Nini (supervisor), (?), Japão, Marquinho Mendes, Carlos Alberto Braga (Subsecretário de Esportes) e Hélcio Azevedo (Secretário de Esportes)
Abaixo e/d Fabinho, Gugu, Gustavo, Davi Perri, Thiago Mureb, Marcelinho, Rafael Tardelli.
Agachados e/d Wellington, Bruno Gago, Kiko, Wagner e Magela (massagista)

João Vitor e Wellington


Campeonato Infanto e Juvenil


Participaram desta competição na categoria infanto: A. A. Cabo-friense, Tamoyo E. C., ProgressoF. C. e Metodista/Betel. Para a fase final se classificaram Tamoyo e A. A. Cabo-friense, sendo que a equipe do Tamoyo levou uma grande vantagem de pontos precisando somente de uma vitória, que foi obtida no primeiro jogo, conquistando o título de campeão infanto de 2003.

Participaram desta competição na categoria juvenil: Tamoyo E. C., A. A. Cabo-friense, Progresso F. C. e Praibola/MRG. Para essa fase final também se classificaram Tamoyo E. C. e A. A. Cabo-friense e mais uma vez o Tamoyo venceu conquistando o campeonato juvenil de 2003.




















Campeonato de Base


Essa foi à nota triste deste ano, depois de vários anos consecutivos realizando a competição de base a menina dos olhos da Liga, não foi possível a realização da mesma pela primeira vez






Campeonato Carioca, Estadual e Municipal Feminino


Foi um ano importante para o futsal feminino que conseguiu representar a cidade de Cabo Frio no metropolitano e estadual, o projeto Cabo Frio Futsal que já estava sendo desenvolvido na categoria adulto, foi ampliado para a categoria feminina quando uma seleção de Cabo Frio representou a cidade no campeonato estadual.

No campeonato carioca duas equipes participaram a Metodista/Betel e A. A. Cabo-friense/Rei do Mate, mais não conseguiram se classificar para a fase seguinte, na competição estadual representada por uma seleção, o Cabo Frio Futsal conseguiu se classificar para a segunda fase, porém não conseguiu a conquista o título.

No campeonato municipal participaram as seguintes equipes: Tamoyo E. C., A. A. Cabo-friense, Metodista/Betel e Juventus de Macaé. Para a fase final se classificaram Metodista/Betel e Juventus de Macaé, foram necessários três jogos o primeiro vencido pela Metodista, no segundo houve um empate e no terceiro a Metodista venceu conquistando assim o título de campeão feminino de 2003.





















Queremos agradecer ao Sr. Moacir Cabral e Rodrigo Cabral do Jornal Folha dos Lagos, Sr. João Vitor, ao nosso amigo oculto pela colaboração para esta história do futsal de Cabo Frio. Você também pode participar enviando fotos e histórias para esportescabofrio@gmail.com.br

Cabe informar que também estamos utilizando recortes e fotos de matérias do jornal O Cabofriense

0 comentários:

Postar um comentário