segunda-feira, 11 de agosto de 2014

FUTSAL DE CABO FRIO COMEMORA 30 ANOS - DA FUNDAÇÃO DA LIGA ATÉ A LIGA NACIONAL - PARTE 22

“Da fundação da Liga até a Liga Nacional”
Parte 22


Este momento que a modalidade viveu de 1987 em diante foi uma das melhores épocas, onde tivemos o desenvolvimento de alicerces que contribuíram para o fortalecimento da modalidade e como consequência da competição municipal e depois o estadual. Dentre estes desenvolvimentos podemos destacar:


Propaganda nas quadras
Em todo jogo do campeonato municipal sempre eram colocadas no alambrado as faixas padronizadas das empresas que patrocinavam a competição que inicialmente foram as seguintes: Flavan Piscinas, Serraria Gonçalves, Búzios Madeiras e Pombo Auto Peças e Adjuve Imobiliária. Lembro que antes de iniciar as partidas elas eram colocadas e no final eram recolhidas e guardadas, por várias vezes essa função ficava com o Sr. Barreto e seu filho o Flavinho que as guardava na Flavan, assim como os equipamentos de apoio ao quadro de arbitragem.


Tabela dos Jogos
Essa foi uma importante atitude da Liga para a credibilidade da competição, quando saia a tabela todos os que participavam de forma direta ou indireta e principalmente torcedores, já sabiam quando aconteceriam os jogos (dias, horários e local), pois a mesma conseguia ser cumprida durante todo o campeonato, em virtude desta organização o Sr. Barreto teve a ideia de confeccionar a tabela sendo seu custo rateado entre empresas que ajudavam a patrocinar a tabela, essa ideia foi desenvolvida por muitos anos. O reflexo desta organização foi notado dentro da própria sociedade, como se fosse um calendário da cidade de Cabo Frio, a sociedade já sabia que naquele período seriam realizadas as competições, isso proporcionou uma credibilidade tal, que durante muitos anos já fazia parte do dia a dia das pessoas ir as terças e quintas ao ginásio do Tamoyo ou da A. A. C. para assistir os jogos.


Radio Cabo Frio e Bola em Jogo
Sem dúvida algum outro fator preponderante para a divulgação na mídia, além dos jornais naquela época semanais ou quinzenais, foi as transmissões realizada pela Rádio Cabo Frio, sua equipe era formada pelo Ernani Rocha na técnica, Gonzaga Lima na locução, Fernando Henrique comentarista e Edinho Ferrô o reporte. Nesta época e durante muitos anos o programa esportivo denominado “Bola em Jogo” comandado pelo Edinho Ferrô colaborou em muito para a divulgação não só da modalidade do futsal mais também para outros esportes, Edinho tinha uma facilidade de colocar o tempero certo nas notícias que ficavam um pouco apimentada esquentando o assunto, mais sem ultrapassar o limite do respeito, acirrava uma rivalidade mais de forma sadia, todo dia quando o relógio marcava 18:00 parecia que todos estavam ligados no programa tal era a audiência. Esse apoio ajudou a captar mais patrocinadores tanto para a emissora como também para as equipes que participavam do campeonato, tudo em virtude de um bom produto organizado e de credibilidade “o campeonato da Liga”. Mais à frente chegamos a ter patrocinadores que premiavam o melhor jogador da partida, lembro de um ano que a Flavan Piscinas colocou para ser sorteado no final do ano uma sauna


Regulamento da Competição
Como a Liga estava iniciando suas atividades e ainda não tinha o seu regulamento, ficou decidido em assembleia com os clubes que neste primeiro momento seria utilizado o regulamento da Federação. Mais durante a realização de cada competição nós íamos anotando as situações complicadas que aconteciam, e ao final realizamos reuniões analisando essas situações e depois íamos introduzindo no regulamento da Liga. Lembro que Sr. Barreto tinha naquela época na Flavan, bobinas de papel que serviam para embrulhar os produtos que eram vendidos, era justamente neste papel que Sr. Barreto anotava as irregularidades e depois de analisadas eram passadas para o regulamento, e assim fomos elaborando a cada ano o regulamento, pois todo ano sempre aparecia alguma novidade.


Pagamento da Arbitragem
O pagamento da arbitragem era efetuado por cada equipe e sempre antes do início do jogo, tivemos momentos que deixou-se efetuar o pagamento até antes de iniciar o segundo tempo e tivemos outro momento que o pagamento teria que ser realizado até às 17:00 na Liga. Essas modificações sempre foram desenvolvidas visando uma certa flexibilidade mais também garantir a segurança no pagamento da equipe de arbitragem.


União e Gardel
Neste assunto pagamento de arbitragem tivemos uma história interessante envolvendo a equipe do União e o Gardel. Ele era uma pessoa incansável, lembro que uma certa vez chovia bastante e o pessoal do União estava preocupado pois todo o uniforme estava com o Gardel, ainda não tínhamos o telefone celular, estava chegando a hora do jogo juvenil que fazia a preliminar e o Gardel não chegava, passado mais algum tempo o alívio, lá vem Gardel entrando no ginásio todo molhado e o pessoal perguntando cadê o uniforme? Ele respondeu, pô! ninguém perguntou como eu estou? Ou como consegui chegar no ginásio? Só perguntaram pelo uniforme, em vou bem obrigado, trouxe o uniforme de bicicleta na chuva e já está no vestiário. Ai e que o pessoal se ligou no esforço do Gardel e alguns foram para cima dele abraçando-o. Mais ainda tinha um problema para resolver o pagamento da arbitragem, esse jogo do União era contra o Tamoyo, e lá vem o Gardel solicitando uma colaboração, como poderíamos deixar de ajudar uma pessoa depois de todo um esforço para a sua equipe cumprir o jogo do campeonato. Não recordo se neste dia foi o Sr. Barreto ou a minha pessoa que ajudou, mais o que importa e que o União conseguiu entra em quadra pagou a arbitragem e complicou em muito o jogo contra o Tamoyo, que passou um sufoco durante toda a partida. No final me dirigi ao Gardel e perguntei brincando, e assim que você agradece a ajuda? e saímos rindo do ginásio


Evolução para outras equipes
Desde as primeiras competições realizadas pela Liga identificamos a necessidade de levar informações pertinentes a estrutura da equipe, no plano tático, na preparação física e técnico com o objetivo de fortalecer as outras equipes que estavam participando das competições. Isto era fundamental para o crescimento do campeonato, se de fato quiséssemos ter uma competição mais equilibrada dando oportunidade as equipes de pleitearem também a conquista de um campeonato, não era bom para a competição ter uma equipe com todo esse domínio, pois ela sempre levava alguma vantagem na obtenção de resultados, essa continuidade fatalmente desestimularia a participação das outras equipes.
Mais qual seria a solução? A solução encontrada foi nos dividir indo para outras equipes levando essas informações, fato ocorrido já nos anos de 1990 em diante, quando em virtude deste processo houve um crescimento de tal formar, que em determinado momento antes de começar a competição já não se apostava mais em uma ou duas equipes para levar o título, mais sim vislumbravam que quatro ou mais equipes poderiam chegar ao título. Essa atitude contribuiu em muito para o desenvolvimento da modalidade e motivou mais ainda as pessoas irem assistir os jogos que ficaram mais equilibrados.
Bem após enumerar o desenvolvimento de alicerces importantes para o fortalecimento tanto da modalidade como das competições realizadas pela Liga, vamos adentrar o ano de 1989, já em Abril deste ano o presidente Sr.Jose Maurício pediu licença de sessenta dias, essa licença forçou uma adequação na diretoria da Liga que ficou assim definida:
Presidente: Fernando Henrique
Vice-presidente Financeiro: Vivaldo Barreto
Vice-Presidente Técnico: Osmar Passeado
Vice-Presidente Administrativo: Irani Silva Reis
Diretor Técnico: Edson Leonardes
Diretor Administrativo: Everaldo Loback
Diretor de Arbitragem: Nilberto G. de Carvalho
Presidente da Junta Disciplinar: Evaristo
Como o campeonato de base estava crescendo a Liga solicitou ao Sr. Irani Reis que acumulasse a vice-presidência administrativa e coordenasse o campeonato de base, durante esse período apareceram outros colaboradores para a equipe de arbitragem na categoria de base, como o prof. Paulo, prof. Maristela, Sra. Gerusa (esposa do Sr. Irani) e Zarinho Mureb. Esses jogos eram realizados sempre aos sábados pela manhã no ginásio do Tamoyo e aos domingos pela manhã no ginásio da A. A. C., desta vez não poderemos descrever quais os clubes, classificação e quais foram as equipes campeãs deste ano na base, em virtude dos livros atas da Liga terem infelizmente sumidos.
A única informação que nos chega refere-se ao campeonato na categoria adulta quando o Tamoyo E. C. foi campeão ao vencer a equipe da ADA (Associação Desportiva Álcalis). Esse jogo final foi filmado e estava com o Sr. Marcelo Antunes Sampaio mais conhecido como Marcelo Peixe e que nos cedeu para agora os amantes do futsal poderem assistir.
Queremos agradecer aos colaboradores Sr. Marcelo Antunes Sampaio, Sr. Flavio Barreto, Sr. Irani Silva Reis e ao nosso colaborador oculto, que contribuíram para essa parte da história do futsal de Cabo Frio.

Aguardem a próxima parte da história do futsal de Cabo Frio

Equipe do tamoyo campeão em 1989
Em pé: Eliseu Pombo (Técnico), Sr. Vicente (Mordomo), Edésio (Prep. Físico),
Kiko Jorge, Gustavo, Everaldo, Rivelino, Jailson e Careca.
Agachados: Marcelinho, Mico, Carlos Bara, Urubatan, Marcelo Peixe, Cicinho, Zé Ricardo e Hélcio com Lucas seu filho

 e/d Zarinho Mureb, Luis Ugayama, Sidnei(neinha)

Gerusa esposa Sr. Irani

e/d Prof. Paulo, Prof. Maristela, (?), Pablo filho do Sr. Irani, Tati

e/d  Juarez, Jose Carlos(nega), (?), Luis Ugayama, (?), Sidnei(neinha), Beto. acima prof. Nilberto

 e/d Prof. Chico, Rico, Sr. Barreto, (?), Jose Maurício, Prof. Luis em reunião na Liga

e/d  Luis Ugayama, Prof. Luis, J. Maurício, Sr. Barreto, Jose carlos (nega), Prof. Chico, Sr. Evaristo pai de Rafael Magali em reunião na Liga



ASSISTA AQUI O JOGO TAMOYO X ÁLCALIS 


PARTE 1


PARTE 2 




0 comentários:

Postar um comentário