quinta-feira, 28 de março de 2019

O RETROCESSO DO ESPORTE DE CABO FRIO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARTE 3

O Retrocesso do esporte de Cabo Frio e suas conseqüências
Parte 3


Equipes de Cabo Frio perderam apoio para competir
Ainda nos reportando aos dois anos (2013/2014) quando houve um retrocesso no esporte de Cabo Frio, vamos temporariamente deixar de lado o projeto sócio esportivo, e vamos adentrar o assunto pertinente ao apoio das equipes de Cabo Frio que participavam de competições estaduais.


A conquista
Foi uma conquista para o esporte de Cabo Frio, quando conseguimos montar uma logística de apoio para as equipes que representavam a cidade de Cabo Frio em competições estaduais, claro que havia algumas normas e diretrizes a serem seguidas.


Normas e Diretrizes
Tinha como condição  formar a equipe através de uma seletiva, para que todos atletas, pudessem ter o direito de participar de forma democrática na seleção que formaria a equipe, dessa forma evitaríamos formar uma equipe por uma questão somente de amizade e convívio, mais sim pela competência e qualidade
Era de fundamental importância que a seleção daquela modalidade, quando participasse de competição estadual a mesma teria que ser realizada pela sua respectiva Federação, e sendo a mesma reconhecida pela sua Confederação.
Somente nas modalidades de karatê, jiu-jítsu e muay thai e que encontrávamos diversos caminhos diferentes, apresentando-nos várias opções de Federações devidamente reconhecidas.
As seleções tinham que encaminhar antes do início do ano o planejamento indicando o mês, dia e horário das competições, para que a secretaria pudesse se organizar no apoio.


O apoio da Prefeitura
Depois de cumprir essas exigências, as seleções recebiam o apoio da Prefeitura da seguinte forma: quando viajavam tinham transporte, lanche pela manhã, almoço e lanche à tarde, e para treinamento eram disponibilizados horários e locais apropriado.


A Liga Cabo-friense de Desporto
Havia uma dificuldade no momento de filiar e de inscrever a equipe nas competições, pois as modalidades em questão não estavam organizadas neste sentido.
Foi então utilizada a Liga Cabo-friense de Desporto, que dava essa condição legal, possibilitando a filiação as suas respectivas Federações, resolvendo assim o problema da equipe em participar das competições, sejam em qualquer modalidade
Cabe ressaltar que por muitos anos a Liga Cabo-friense de Desporto, foi confundida como sendo somente da modalidade de futebol de campo, o que não é verdade.
A ela cabia por lei também pode abraçar qualquer outra modalidade, exemplo a Liga de Desporto de Volta Redonda envolve mais de quinze modalidades.
Infelizmente essa Liga que foi recuperada durante o período de 2009 a 2012 clique aqui, perdeu seu espaço e apoio. Mais este assunto veremos mais a frente


Equipes que recebiam esse apoio
Era um total de onze modalidades que tinham o apoio da Prefeitura de Cabo Frio através da Secretaria de Esportes, eram elas: Atletismo, Natação, Judô, Karatê, Taekwondo, Jiu-Jítsu, Muay Thai, Handebol, cabe ressaltar que outras equipes também eram apoiadas, através de subvenção ou patrocínio como o Voleibol, Basquete, e o Futsal este envolvia as categorias sub 15, 17, 20 e adulto.


A perda de uma conquista
Infelizmente durante esses dois anos (2013/2014) o esporte de Cabo Frio perdeu também essa conquista, crianças, adolescentes e jovens que faziam parte destas equipes, sentiam orgulho de poder representar sua cidade, se dedicavam nos treinamentos e se superavam nas competições conquistando vitórias e medalhas
Esse retrocesso fez os desportistas voltarem a fase de andar de pires na mão, pedindo, por favor, uma ajuda, fato este vivenciado por vários desportistas até 2004, agora as equipes se sujeitam ao “oportunista de momento” clique aqui e verifique o item 2 “Reflexões daquela época” e veja quem é?
Para que entendam melhor o que foi perdido, vamos evidenciar cada modalidade, recordando o que tínhamos conquistado, em virtude deste apoio da Prefeitura através da Secretaria de Esportes, começaremos pelo atletismo e natação


Atletismo
Essa equipe se filiou a FARJ (Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro) pela Liga Cabo-friense de Desporto, já chamava atenção nas competições realizadas pela Federação, pelos bons resultados obtidos clique aqui, na sua formação tinha 35 atletas, chegando inclusive a ter duas atletas no ranking brasileiro clique aqui.
Em virtude deste desenvolvimento a Federação trouxe o evento denominado Circuito Fluminense de Corrida Rústica e Caminhada, em Cabo Frio foram realizadas três etapas sem custo (eu disse sem custo) para o município, clique aqui.
Durante este evento eram ministrados cursos de iniciação a prática do atletismo envolvendo crianças e adolescentes e professores, cabe frisar que os coordenadores da Federação identificaram muitas crianças e adolescentes com o perfil adequado ao atletismo.
A prática desta modalidade dentro do projeto, e ainda tendo uma equipe competindo, trazia um envolvimento tão grande, que conseguia motivar alunos e atletas que vinham de ônibus do bairro Botafogo, para participar no treinamento no Aracy Machado na parte da tarde e voltavam também de ônibus
Infelizmente desde 2013 essa equipe acabou por falta do apoio da Prefeitura, inclusive a modalidade do atletismo foi retirada do projeto sócio esportivo Crescendo com o Esporte.
No projeto sócio esportivo Novo Cidadão eram três núcleos (Aracy Machado, Vivaldo Barreto e João Augusto) envolvendo 96 crianças clique aqui. Também eram realizadas competições entre os núcleos clique aqui.
Equipe Feminina Atletismo
Carla Pereira Campeã Estadual 1.000m Feminino



Natação
Apesar de haver algumas tentativas em anos anteriores, foi a partir de 2010 que de fato a natação conquistou o seu espaço, formando uma equipe obedecendo às normas e diretrizes, depois se filiando a FARJ (Federação Aquática do Estado do Rio de Janeiro) pela Liga Cabo-friense de Desporto.
Foi realizado a seletiva onde conseguiu reunir os melhores de Cabo Frio para ao final formar a equipe que representaria a cidade, clique aqui. Já na sua primeira participação teve uma boa participação clique aqui, e em seguida conquistou vitórias clique aqui e medalhas clique aqui.
Depois de cumprir as exigências começou a receber o apoio já descrito acima, além disso, com o desenvolvimento do núcleo de natação do projeto sócio esportivo Novo Cidadão 8 clique aqui, foi possível viabilizar dias e horários de treinamentos desta equipe na piscina.
Equipe de Natação de Cabo Frio 2010, 5ª Colocação Geral
Infelizmente essa modalidade também perdeu esse apoio, eram vários atletas que participavam, chegou momentos de competir com 22 atletas, seus pais podiam também viajar para incentivar seus filhos, que motivados davam tudo de si, vislumbrando uma melhor participação nas competições.
A conseqüência desta falta de apoio para essas equipes de modalidades olímpicas do Atletismo e Natação pode ter desenvolvido nos atletas vários sentimentos, desanimo, decepção, depressão, angustia e outros, esses sentimentos podem direcionar em grande percentual, para caminhos contrários a formação de um bom cidadão.
Já é difícil desenvolver políticas públicas de prevenção para crianças e adolescentes, e quando elas existem simplesmente acabam com elas sem qualquer satisfação. Depois para tentar consertar encontram a brilhante idéia de BAIXAR a maioridade penal.
Na parte 4 estaremos relatando as situações das equipes de Artes Marciais

0 comentários:

Postar um comentário