segunda-feira, 22 de junho de 2015

FUTSAL DE CABO FRIO COMEMORA 30 ANOS - DA FUNDAÇÃO DA LIGA ATÉ A LIGA NACIONAL - PARTE 36

“Da fundação da Liga até a Liga Nacional”
Parte 36

O ano de 2002 começou com prenuncio de algumas tempestades que se avistavam no horizonte, o país passava por uma crise financeira que estava atingindo como sempre o comercio, logo as empresas estavam sem condições de patrocinar.
As equipes que sempre encontravam no comércio o apoio financeiro para poder custear as despesas provenientes das competições, começaram a ficar preocupadas, sem patrocinador não teriam condições de poder participar dos campeonatos.
O Cabo Frio Futsal formado por uma seleção de atletas de várias equipes de Cabo Frio, também foi atingido pela crise não pode participar neste ano do Campeonato Estadual.
O tradicional clube de Cabo Frio o Tamoyo E. C. que sempre participou das competições da Liga abrilhantando a competição, pediu licença nas categorias infanto, juvenil e adulto.
A conquista da parceria da Liga com o Jornal Folha dos Lagos que viabilizava o Circuito Folha dos Lagos nas categorias infanto e juvenil, não teve continuidade em virtude da crise.
Mais como Deus sempre ajuda aqueles que trabalham, não foi diferente com a Liga, ele normalmente utiliza pessoas de bem para ajudar a ultrapassar algumas dificuldades.

Secretaria de Esportes

Neste caso específico o Dr. Hélcio Azevedo na época secretário de esporte foi de fundamental importância para reverter essa situação. Salonista sempre preocupado com os caminhos do futsal conseguiu junto ao prefeito, que viabilizasse recursos financeiros para cobrir o custo de arbitragem e premiação.
 As competições só foram realizadas neste ano, em virtude da interferência do secretário de esportes Dr. Hélcio Azevedo.

PROESPA

Foram justamente essas dificuldades financeiras encontradas por várias modalidades esportivas de Cabo Frio neste ano, que culminou com o inicio de reuniões com vários desportistas para que pudéssemos juntos elaborar um projeto de esportes amadores.
As primeiras reuniões aconteceram na sede do Lions Clube de Cabo Frio, depois passaram a serem realizadas na empresa Pombo Auto Peças.






Digo e Fabrício

Estes dois atletas que sempre tiveram boas atuações, principalmente no Cabo Frio Futsal onde chamaram atenção do consagrado técnico Ricardo Lucena.
 Na época o professor Ricardo Lucena era do Clube de Regatas Vasco da Gama, de imediato aceitaram o seu convite e passaram a integrar o elenco deste tradicional clube, disputaram o Campeonato Estadual e a Taça Brasil neste ano.

Liga Cabo-friense de Futsal

Apesar das dificuldades encontradas no início do ano, todas foram superadas primeiro graças a DEUS, e também em virtude da ajuda e colaboração daqueles que de fato querem o bem do futsal de Cabo Frio, o que parecia ser um ano quase sem competições, na realidade a Liga bateu um recorde ao realizar dez competições.









Boletim Informativo

Neste ano pela primeira vez a Liga desenvolveu um boletim informativo tentando ser mais objetiva nas informações pertinentes aos campeonatos realizados pela Liga.









Copa Regional

A 5° Copa Regional foi realizada envolvendo as equipes do C. R. Gaivota (São Pedro de Aldeia), Itajuru F. C., Esperança F. C. (Búzios), ACCF/São Cristovão, CEPE/Macaé e Progresso F.C.
Uma observação que se faz necessária foi à montagem da equipe do Itajuru, que utilizou justamente jogadores e comissão técnica oriundos do Tamoyo que solicitou licença neste ano.
A partida final foi realizada entre as equipes do Progresso e Itajuru, esta foi vencida pelo Progresso conquistando o campeonato da 5° Copa regional.
O troféu de campeão recebeu o nome do Sr. Vivaldo Barreto, homenagem feita pela Liga ao eterno presidente da Liga.













Copa TV Alto Litoral

Pela quarta vez consecutiva era realizada a Copa, que teve como sede a cidade de Quissamã, depois de ultrapassadas todas as etapas as seleções de Cabo Frio e de Campos fizeram a partida final realizada na cidade de Quissamã.
A base de 2001 da seleção de Cabo Frio quando foi campeã foi mantida, mais ainda tivemos um reforço viabilizado pela secretaria de esportes, a vinda do goleiro Tafarel que integrava a seleção Brasileira de Futsal na categoria sub-23.
Sabíamos da qualidade da seleção de Campos que também mantinha uma base já há bastante tempo, portanto o jogo com certeza iria proporcionar um belo espetáculo, porém quem saiu vitorioso foi à seleção de Cabo Frio conquistando assim o Bicampeonato (2001/2002) da Copa TV Alto Litoral.
Na preliminar a seleção de Búzios e de Barra de São João realizaram jogo decidindo o terceiro e quarto lugar, Búzios com a vitória ficou em 3° lugar.

ESTAREMOS POSTANDO O COMPACTO DO JOGO DA FINAL DO BICAMPEONATO NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA ( 24)







Circuito Folha dos Lagos

Esse circuito realizado com uma parceria da Liga e do Jornal Folha dos Lagos, que envolvia as categorias infanto e juvenil, também não teve sua continuidade em virtude da crise

Campeonato Estadual

Neste ano não foi possível que a seleção de Cabo Frio (Cabo Frio Futsal) pudesse participar da competição em virtude da crise financeira




Campeonato Adulto

Em virtude do apoio da secretaria de esportes foi possível realizar esta competição neste ano, as equipes  estavam tranqüilas em virtude da secretaria ter assumido os custos com arbitragem e premiação.
Participaram desta competição as seguintes equipes: Itajuru F. C.. Progresso F. C., A. A. Cabo-friense, Búzios Beach Club e C. R. Parque Burle.
Na partida final realizada entre as equipes do Progresso e Itajuru, aliais a mesma final do campeonato regional, o Progresso conquistou o campeonato adulto de 2002.


                                                                                          Búzios Beach Club
Em pé e/d Chagas(supervisor), (?), Flávio Rebel(treinador), Marquinho, Everaldo, Robinson, Lenilson, Kiko Tucano
Agachados e/d Renatinho, Tonho, Regufe, Marcelo Peixe, Marquinho(maluco) e Alex Guedes.






























                                                                         Equipe Adulta 2002 do Itajuru F. C.
Em pé e/d Pierre, Sandro, Hernandison, Kiko  Jorge, Bruno Bitola, (?) e Careca
Agachados e/d Japão, Aritana, Totonho, Leandro, Alexandre Soares, Wellington, Jacaré e Prof. Jorginho(P. Físico)









Em pé e/d Rodrigo Barreto(treinador), Bruno Gago, Cabeça, Adalberto, (?), Rafael Antunes, Serginho, Bandeira, Ayala, Wagner e Gugu Agachados e/d Lacy(presidente), Adriano, Fabinho e Alexandre (chuta-chuta).






                                                                                                 Itajuru F. C.
Em pé e/d Sandro(supervisor), Careca, Fred, João Vitor, Bruno Bitola, Hernandison e Marcelo Pereira(P. Físico)
Agachados e/d Ramos (in memoriam/Diretor), Alexandre Soares, Aritana, Jailson, Totonho e Jacaré(roupeiro).

                                                                                                  Metodista
Em pé e/d Geovani(supervisor), Barão, Adriano, Parede, Gugu, Guilherme, Beto e (?) Agachados e/d Cabral, Ieie, (?), Jean, Paulinho e Vaguinho

                                                                                              Progresso F. C.
Em pé e/d Ayala, (?), (?), Rafael Antunes, Wagner, Fabinho, Gugu e Rodrigo Barreto (treinador)
Agachados e/d Bandeira, Serginho, Bruno Gago, Alexandre Soares, Cabeça e Valdeli

JAI’S (Jogos Abertos do Interior)

A seleção de Cabo Frio depois de vencer uma partida muito difícil contra a seleção de Búzios ainda pela fase regional, conquistou seu heptacampeonato da região ao vencer na final a  seleção de Rio Bonito.
Foi neste ano que aconteceu também a conquista do pentacampeonato dos JAI’S, ao vencer na final a seleção de Petrópolis que vinha de uma conquista do campeonato estadual.













                                                             Seleção de Cabo Frio Pentacampeão JAI’S 2002
Em pé e/d Ricardo Mendes(supervisor), Eliseu Pombo(Treinador), Maguinho, Antônio Diniz(Totonho), Luis Antônio(Totonho), Rafael Antunes, Fabinho, Prof. Jorginho(in memoriam/P. Físico), Marcelão (Diretor)
Agachados e/d Minguinho(roupeiro),Wellington, Fabrício, Digo, João Vitor, Luciano(in memoriam), Bandeira, Gugu e Magela(massagista).

Campeonato de Base

Além das categorias tradicionais que sempre foram realizadas, neste ano foram incluídas as categorias chupetinha e fraudinha e contou com as seguintes equipes: Tamoyo E. C., CEPE/Macaé, A. A. Cabo-friense, São Cristovão F. C. Progresso F. C. e Instituto Santa Rosa.
No título “Liga Cabo-friense de Futsal” você encontrará no recorte (Liga encerra temporada com festa), o resultado mostrando as equipes campeãs e vice neste ano




Campeonato Infanto e Juvenil

Na categoria infanto e juvenil tivemos a participação das equipes: Progresso F. C., Metodista Betel, Metodista Central, A. A. Cabo-friense e C. R. Gaivota.
A equipe do Progresso conquistou os dois campeonatos






Campeonato Municipal Feminino

O futsal feminino de Cabo Frio conquistou pela primeira vez a realização de uma competição municipal envolvendo as equipes da A. A. Cabo-friense/Rei do Mate, CEFAC/Metodista, América F. C. e Progresso F. C.
A partida final foi realizada entre A. A. Cabo-friense/Rei do Mate e CEFAC/Metodista, a Cabo-friense com a vitória foi  campeã do 1º campeonato municipal feminino realizado pela Liga.











Campeonato Estadual Feminino

 Outro acontecimento representativo para o futsal feminino foi à participação de duas equipes de Cabo Frio numa competição estadual, foram elas A. A. Cabo-friense/Rei do Mate e ACCF/São Cristovão.
















VÍDEOS 

ASSISTA o Jogo final da Copa TV Alto Litoral em 2002 entre Cabo Frio x Campos, Cabo Frio conquistou o Bicampeonato(2001/2002)


Aos nossos colaboradores Sr. Moacir Cabral e Rodrigo Cabral do Jornal Folha dos Lagos, Sr.Rodrigo(Digo), Sr.Fabrício, ao nosso amigo oculto, ficam os nossos agradecimentos pela colaboração para a história do futsal de Cabo Frio.
Cabe ressaltar que estamos utilizando algumas matérias do jornal “O Cabo-friense”
Você também pode participar enviando fotos ou histórias para esportescabofrio@gmail.com




0 comentários:

Postar um comentário