quarta-feira, 1 de outubro de 2014

FUTSAL DE CABO FRIO COMEMORA 30 ANOS - DA FUNDAÇÃO DA LIGA ATÉ A LIGA NACIONAL - PARTE 29

“Da fundação da Liga até a Liga Nacional”
Parte 29


Mais um ano de conquistas para a modalidade, além de dar sequência em suas competições já conhecidas pela sociedade pela sua organização, foi neste ano que aconteceu pela primeira vez a transmissão de um jogo ao vivo, também começou as ações no sentido de conquistarmos um ginásio poliesportivo para Cabo Frio, mais foi neste ano que pela primeira vez desconsideraram   palavras lavradas em um documento oficial da Liga a ata, essa atitude mexeu com a imagem de credibilidade da Liga.


Campeonato Municipal
Foi a partir deste ano que a Federação atendeu uma solicitação da Liga, que o campeonato estadual fosse realizado no segundo semestre, essa solicitação fazia parte do planejamento da Liga com relação a Seleção de Cabo Frio que representaria a Liga conforme ata de Outubro de 1994, ou seja no primeiro semestre aconteceria o campeonato municipal, os melhores jogadores são convocados pela Liga, se desvinculam dos clubes e são inscritos pela Liga, para não infringirem o regulamento geral da Federação.
Em virtude desta modificação o campeonato começou em Março, tendo como equipes participantes na categoria adulta, A. A. Cabo-friense, Tamoyo E. C., Parque Burle, Progresso F. C., União F. C. e a equipe do Jardim Esperança/Ferlagos participando pela primeira vez. Na categoria de base participaram as seguintes equipes, A. A. Cabo-friense, Tamoyo E. C., Jardim Esperança/Ferlagos, Parque Burle, Tupy F. C., Escola sagrado Coração de Jesus, Instituto Santa Rosa e o CEPE de Macaé, essa participação de uma equipe de outra cidade mostra como estava o desenvolvimento da modalidade.
Como era normal em qualquer início de temporada as equipes procuravam se reforçar, o mercado estava aberto e muitos eram atraídos por algumas ofertas seja de recursos financeiros, de emprego ou regalias dentro do clube, ao final tivemos as seguintes novidades:
Tamoyo E. C.  teve a volta de Eliseu Pombo ao comando, Totonho e Leandro também retornaram
Na A. A. Cabo-friense vieram Marquinho, Osias, Jailson, Paulo Cesar e Careca que estavam no Progresso e contou com o retorno de Jose Ricardo que ficou parado durante três anos, em virtude de uma fratura no tornozelo, neste ano ele foi eleito presidente da A. A. Cabo-friense.
União F. C. teve a contratação do prof. Aluísio para treinador, trouxe também do Arraial do Cabo o goleiro Xande e os atletas Bibico e Miro
Parque Burle talvez tenha sido a equipe que mais investiu, trouxe o prof. Rico para o comando da equipe, além de vários atletas como Marcelo Japão, Sandro Tardeli(maluco), Gugu, Paulinho do Arraial, Ronan, Adalberto e outros










































Transmissão ao vivo
Já alguns anos a TV Búzios realizava uma parceria com a Liga gravando os jogos e depois passando na TV, mais neste ano o Sr. Marcio Sternick na época diretor da TV Búzios (hoje na Globo), trouxe como proposta realizar uma transmissão ao vivo da final do campeonato, claro que a proposta foi aceita imediatamente, e todo esforço tanto técnico como financeiro necessário a transmissão foi realizado pela Liga, e pela primeira vez foi transmitido ao vivo um jogo de Futsal, nesta ocasião o jogo escolhido foi a final que envolveu as equipes da A. A. C. e o União F. C., ao final das partidas a equipe da A. A. Cabo-friense sagrou-se Bicampeã (1994/95).


Ata de Outubro de 1994
Antes de adentrar o assunto precisamos voltar a parte 28, quando foi evidenciado na prática os bons resultados ao competir em âmbito estadual e nacional com uma seleção, por este motivo e por estar neste período sem ainda ter a definição de qual clube poderia representar a Liga, pois  vários ainda tinham chances de obter a vaga, foi realizado uma assembleia com o objetivo de definir se uma seleção ou clube iriam representar a Liga, esses bons resultados levaram todos ao reconhecimento por unanimidade, que a partir desta data a seleção representaria a Liga em competições seja estadual ou nacional, então foi lavrado uma ata descrevendo a definição do assunto onde todos assinaram.
Mais ao final da competição em Julho de 1995,   A. A. Cabo-friense junto com outros clubes se reuniram com o objetivo de derrubar a ata da Liga, aprovada por unanimidade e que definia que o representante no campeonato estadual seria a seleção.
Equipe Adulta da A. A. Cabo-friense bi-campeã da Liga 1995
em pé da e/d Osias, Rebel (treinador), Claudio Lima (P. Físico), Aritana, Marquinho, Paulo Cesar, Jailson, Kiko Jorge e Maguinho
agachados e/d Careca, Minguinho (mordomo), André Bocão, Gustavo, Jose Ricardo e Geraldinho, a frente o folclórico Tati
Equipe adulta do Tamoyo em 1995
em pé e/d Bruno Gago, Robinson, Leandro, Everaldo, Alfredo Gonçalves, Ayala e Marcelo Pereira (Preparador Físico) agachados e/d Fabinho Maçarico, Serginho, Totonho, Ronald e Alexandre Bandeira

Equipe Adulta do União F. C. vice campeão da Liga 1995
em pé da e/d Carlos Bara, Miro, Bibico, Flávio Tiziu, Marcelo Cuecão, Xande e Cadinho (treinador)
agachados e/d Gardel, Kiko Tucano, Guilherme, Anderson e Walter

Fato consumado dizíamos na época que simbolicamente rasgaram um documento mais importante de uma Liga, onde palavras são sacramentadas inclusive com assinaturas. Por entendermos essa atitude como retrocesso as conquistas durante nove anos seguidos da Liga, a diretoria da Liga pediu renúncia, melhores esclarecimentos podem ser acompanhados pelos recortes das matérias do Jornal Folha dos Lagos







Campeonato Estadual
Depois deste episódio negativo que mexeu com a credibilidade da Liga, a equipe da A. A. Cabo-friense e do Tamoyo E. C., participaram do campeonato estadual. A chave da A. A. Cabo-friense ficou assim formada Tio Sam, Independente de Três Rios e Irajá, na chave do Tamoyo E. C., tivemos C. R. Flamengo, Serrano(Petrópolis) e Comari (Teresópolis). Ao final da competição as equipes não conseguiram se classificar para a fase seguinte, mais esclarecimentos sobre esse assunto nos recortes das matérias do Jornal Folha dos Lagos  









JAI’S (Jogos Abertos do Interior)
Mais uma vez a seleção de Cabo Frio conseguiu passar por todas as fases classificatórias da competição, chegando a fase semifinal quando enfrentou e venceu a equipe de Itaperuna, com esse resultado classificou-se para o jogo final contra a equipe de Angra dos Reis representada pela forte equipe do Praia Brava que disputou o campeonato Metropolitano e Estadual, o jogo foi muito equilibrado o primeiro tempo terminou 0x0, no segundo tempo também tivemos um equilíbrio, o placar continuava 0x0 mais quando estávamos imaginando que iriamos para a prorrogação a equipe de Angra conseguiu fazer 1x0, dando números finais ao placar e conquistando o campeonato de 1995.















Ginásio Poliesportivo
Temos consciência absoluta que os resultados oriundos dos excelentes campeonatos desenvolvidos pela Liga Cabo-friense de Futebol de Salão, assim como os resultados expressivos e positivos da Seleção de Cabo Frio, e a geração de jogadores que muito contribuiu para estas conquistas, foram fatores preponderantes na cobrança da construção do ginásio poliesportivo.
A evolução técnica dos nossos jogadores mesmo sem estrutura pressionava a modalidade do Futsal para outro patamar de desenvolvimento, passava necessariamente por um espaço moderno adequado as novas exigências, ou seja a construção de um ginásio poliesportivo. Junto com a modalidade do Futsal outras modalidades bem desenvolvidas na época Handebol, Voleibol e as Artes Marciais também somaram nesta solicitação, assim como outras modalidades em que suas atividades não eram pertinentes ao ginásio. Com todos juntos e tendo o mesmo objetivo iniciou-se neste ano de 1995 um movimento que teve sua continuidade em 1996, como veremos mais à frente.




Aos nossos colaboradores Sr. Flávio Barreto, Sr. Edson Dias (Cureco), Sr. Moacir Cabral, Sr. Rodrigo Cabral do Jornal Folha dos Lagos, ao nosso amigo oculto fica os nossos agradecimentos pela colaboração ao nosso Futsal

0 comentários:

Postar um comentário