sexta-feira, 12 de junho de 2015

FUTSAL DE CABO FRIO COMEMORA 30 ANOS - DA FUNDAÇÃO DA LIGA ATÉ A LIGA NACIONAL - PARTE 35

O ano de 2001 foi repleto de atividades e conquistas, dentre elas chamamos atenção para o inicio do projeto “Cabo Frio Futsal” que tinha como objetivo unir forças, a partir da formação de uma seleção que representasse a cidade de Cabo Frio em competições estaduais.
Entre várias atividades não podemos esquecer as que fizeram parte da comemoração dos 15 anos de fundação da Liga Cabo-friense de Futebol de Salão.


Liga Cabo-friense de Futebol de Salão
Várias atividades foram realizadas fazendo parte da comemoração dos 15 anos de fundação da Liga






Campeonato Regional
Em sua quarta edição teve as seguintes equipes participantes: Tamoyo E. C., Progresso F. C., A. A. Cabo-friense, Búzios Beach Club, Tênis Clube Macaé, Arraial do Cabo, CEPE de Macaé, essa foi uma das competições com um nível técnico muito bom.
O jogo final foi digno de uma grande decisão, envolveu clubes que trazem na sua história uma rivalidade quando se confrontam A. A. Cabo-friense e Tamoyo E. O  local do jogo foi marcado para a quadra do Tamoyo, a partida foi muito disputada e com alternâncias no placar, mais ao final do jogo a equipe da  Cabo-friense conquistou o campeonato vencendo pelo placar de 7x6.


Circuito Folha dos Lagos
Pelo segundo ano consecutivo foi realizada a competição, tendo como novidade a inclusão da categoria juvenil, pois no primeiro ano a competição foi realizada na categoria infantil.
Dentro do objetivo da Liga de dar amplitude nas categorias infanto e juvenil, que correspondem às idades de 16 anos até 20 anos, a parceria com o Jornal Folha dos Lagos foi de fundamental importância para concretizar esse objetivo, ter duas competições durante o ano, o Circuito e o Campeonato da Liga.
Participaram do circuito nas categorias infanto e juvenil as seguintes equipes: A. A. Cabo-friense, CEEDUC/União, Progresso F. C., CEPE de Macaé, Tamoyo E. C., CEEDUC/Vila Nova, Búzios Beach Club e Arraial do Cabo.
O jogo final na categoria infanto foi disputado entre as equipes do Progresso F. C. e CEEDUC/Vila Nova, a equipe do Progresso conquistou o título de campeão do II Circuito Folha dos Lagos.
O jogo final da categoria juvenil envolveu as equipes da A. A. Cabo-friense e do Tamoyo E. C., a Cabo-friense venceu a partida e conquistou o título de campeão do II Circuito Folha dos Lagos.



































Copa Alto Litoral
Neste ano a abertura foi realizada em Cabo Frio no ginásio da A. A. Cabo-friense, nesta abertura após o desfile, foi realizada uma partida amistosa entre a seleção de Cabo Frio e o Fluminense F. C. que terminou empatada em 6x6
Depois de passarem pela fase eliminatória e semifinal, as equipes de Cabo Frio e Búzios se classificaram para a partida final no ginásio da Cabo-friense. O público compareceu para prestigiar a vitória da seleção de Cabo Frio pelo placar de 5x1, que conquistou o título de campeão da Copa Alto Litoral em 2001.
Cabe ressaltar que neste ano o então secretário de esportes Dr. Hélcio Azevedo, conseguiu que a prefeitura desse o devido apoio nesta competição.







Em pé e/d Totonho, Careca, Hilton, Hernandes, Paul, Kiko, João Vitor, Nini (supervisor), Jorginho (Prep. Físico/in memoriam), Eliseu Pombo (treinador) e Magela (massagista)
Agachados Wellington, Gustavo, Luciano (in memoriam), Fabinho, Lalace, Japão, Digo, Totonho e Minguinho (roupeiro)

Em pé e/d Eliseu Pombo (treinador), João Vitor, Robinson, Totonho, Marquinho, Fabinho, Cabeça e Jorginho (prep. Físico/in memoriam) Agachados e/d Digo, Fabrício, Totonho, Wellington, Luciano (in memoriam), Japão e Minguinho (roupeiro)



Minguinho, Eliseu Pombo, Jorginho e atrás Wellington, no palco Marquinho Mendes e Hélcio Azevedo



Campeonato Municipal Adulto
Foi recorde o numero de equipes participantes deste campeonato num total de nove, houve inclusive a necessidade de desenvolver a competição em três chaves. Participaram as seguintes equipes: A. A. Cabo-friense, Tamoyo E. C., Progresso F. C., ACCT/São Cristovão, Arraial do Cabo/Porto do Forno, Búzios Beach Club/ISR, Metodista, União/Trapus e Tênis Clube de Macaé.
Mais uma vez se repete a final entre as equipes do Búzios Beach Club/ISR e Tamoyo E. C, durante o confronto houve muito equilíbrio e emoção do inicio até o final, na contagem de pontos a equipe do Búzios superou o Tamoyo conquistando assim o título de bicampeão (2000/2001) do campeonato municipal na categoria adulta.






















Projeto Cabo Frio Futsal
Depois de sete anos foi colocado em prática, um projeto de fortalecimento da equipe que representasse a cidade de Cabo Frio em competições estaduais, através da formação de uma seleção.
Foi justamente neste ano de 2001, que começou a ser plantada uma semente denominada, projeto Cabo Frio Futsal que perdurou até 2012. Esse projeto realizado pela Liga teria seu inicio pelos anos de 1994, mais em virtude de interesses individuais o projeto foi inviabilizado, quando uma ata da Liga foi simbolicamente rasgada.
Planejamento
Neste planejamento entendíamos que só alcançaríamos outro nível quando primeiro conseguir juntar os melhores atletas numa mesma equipe (uma seleção) e a posterior pudéssemos utilizar o ginásio poliesportivo, ai sim desenvolvermos uma estrutura diferente e bem melhor do que tínhamos até o momento.
Conquistas
Durante estes anos de trabalho o projeto colaborou para o desenvolvimento da modalidade, equipes municipais, atletas, treinadores e como conseqüência conquistou um lugar de respeito no âmbito estadual e nacional.
Conquistou títulos assim como resultados expressivos tanto nas competições, como no desenvolvimento do mercado de trabalho, dando oportunidade diretamente aos seus atletas e integrantes de comissão técnica de viverem de forma profissional e formarem suas famílias através deste projeto.


Em pé e/d Jorginho (Prep. Físico/in memoriam), Kiko, Marquinho, Luciano (in memoriam), Cabeça, Magela (massagista), Robinson, Eliseu Pombo (treinador) e Nini (supervisor)
Agachados e/d Digo, Wellington, Japão, Gustavo, Fabinho e Fabrício 

Em pé e/d Robinson, Jorginho (Prep. Físico/in memoriam), Totonho, Marquinho, Kiko, Fabinho, Luciano (in memoriam)
Agachados e/d Fabrício, Cabeça, Wellington, Totonho, Gustavo e Digo

Em pé e/d Careca, Hilton, Hernandes, Paul, Kiko, João Vitor, Nini (supervisor),Jorginho (Prep. Físico/in memoriam), Eliseu Pombo (treinador) e Magela (massagista)
Agachados e/d Wellington, Gustavo, Luciano (in memoriam), Fabinho, Lalace, Japão, Digo, Totonho e Minguinho (roupeiro)






Campeonato Estadual 2001
Neste campeonato na primeira fase o Cabo Frio Futsal enfrentou o Olaria, América e CEPE de Macaé, e pela primeira vez Cabo Frio conseguiu se classificar para a segunda fase, ao alcançar o quinto lugar dentre quinze equipes participantes, porém não conseguiu a classificação para a fase final, apesar ter condições até a última partida contra o Botafogo.
Cabe ressaltar que neste ano o então secretário de esportes Dr. Hélcio Azevedo, conseguiu que a prefeitura desse o devido apoio nesta competição



















JAI’S Jogos Abertos do Interior
Na fase regional a seleção de Cabo Frio perdeu para a seleção de Búzios e ficou fora da fase seguinte. Cabe ressaltar que Búzios foi à campeã da fase Regional


Campeonato Municipal de Base
Esse tradicional campeonato teve a participação das seguintes equipes: Escola Sagrado Coração de Jesus, Instituto Santa Rosa, CEPE de Macaé, CEEDUC/União, A. A. Cabo-friense, Búzios Beach Club, Progresso F. C. e Tamoyo E. C.
A fase final foi algo de tirar o fôlego de qualquer torcedor principalmente os pais, emoções não faltaram, os jogos eram de uma qualidade técnica muito boa, ao final tivemos os seguintes resultados que podem ser verificados no recorte abaixo.



















Campeonato Municipal Infanto e Juvenil
Essas categorias atendiam a dois objetivos principais, primeiro preencher espaço ocioso deles, segundo fomentar o desenvolvimento de novos atletas para as equipes na categoria adulto, dentro deste planejamento estava realizar duas competições, o Circuito Folha dos Lagos e o Campeonato Municipal.
Na categoria infanto tivemos como participantes as seguintes equipes: Tamoyo E. C., A. A. Cabo-friense e Progresso F. C., ao final da competição, neste ano a equipe do Progresso F. C. conquistou o título de campeão municipal de 2001.
Na categoria juvenil participaram as equipes: Arraial do Cabo, Progresso F. C., Esperança F. C., ACCF/São Cristovão, Tamoyo E. C., A. A. Cabo-friense e Búzios Beach Club, a equipe do Tamoyo conquistou seu tetracampeonato (1998,1999/2000/2001)









Campeonato Feminino
Apesar de prenúncios da realização deste campeonato, o mesmo acabou não acontecendo, talvez em virtude da falta de formação de equipes feminina nos clubes, mais mesmo assim A. A. Cabo-friense montou uma equipe que acabou participando de amistosos e uma competição em Teresópolis.







Como sempre queremos agradecer aos nossos colaboradores João Vitor, Sr. Moacir Cabral, Sr.Rodrigo Cabral do Jornal Folha dos Lagos, Jornal "O Cabofriense" ao nosso amigo oculto que sempre tem colaborado para a história do Futsal.
Você também pode participar encaminhando fotos e histórias para esportescabofrio@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário