segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

PREFEITURA DA INÍCIO A COLÔNIA DE FÉRIAS NO JARDIM ESPERANÇA

Teve início na manha desta quarta-feira, dia 5, a colônia de férias da Prefeitura Municipal de Cabo Frio, realizada pela Secretaria de Esporte e Lazer. Funcionando no Ginásio Poliesportivo Municipal Vivaldo Barreto em dois turnos, o projeto “Férias com Esporte e Lazer” engloba 240 crianças de 7 a 17 anos até o próximo dia 28.
Moradora do Monte Alegre, Lara Vasconcellos, 11 anos, é estudante da E.M. Teixeira e Souza. Filha de uma faxineira, explica que ficaria sozinha em casa nas férias escolares se não fosse a colônia.
– Já tive algumas aulas de educação física e aqui to tendo lições de capoeira. Minha mãe trabalha fazendo faxinas e eu ficaria sozinha se estivesse em casa.
Matheus Barbosa de Menezes, de 14 anos, é morador do Jardim Esperança e aluno da E.M. Maria Dária. Para ele as “Férias com Esporte e Lazer” da Prefeitura de Cabo Frio é uma oportunidade de praticar o que aprendeu na escola.
– Minha mãe ficou sabendo da colônia e me contou que tinha feito a minha inscrição. Depois fiquei sabendo que tinha um monte de esportes, podendo jogar bola, capoeira, pintar. Me interessei e acho que os outros dias serão ainda melhores.
Para o secretário de Esporte e Lazer, Eliseu Pombo, o primeiro dia serviu mais para apresentar todos os envolvidos no projeto.
– O início é para apresentações das turmas de crianças e adolescentes, responsáveis, professores e coordenadores, quando todos ficaram sabendo como funcionarão as atividades do projeto. O importantes para as crianças é vivenciarem múltiplas atividades. Em um determinado momento, se identificarão mais com um ou outro esporte, mas praticaram também outros que não tem muita oportunidade – explica Eliseu.
O principal objetivo da colônia é manter as crianças e adolescentes em atividades constante no verão, ocupando-as através do esporte. Além disso, se intenciona dar uma maior segurança aos pais, quando muitos têm que aproveitar a cidade cheia de turistas e trabalhar durante o verão.
Todos os participantes de ambos os turnos estão recebendo lanches diários e camisetas. Entre as ações desenvolvidas no Vivaldo Barreto durante a colônia estão atividades esportivas como futsal, handbol, voleibol e peteca; artes marciais como capoeira, jiu-jitsu e judô; artes plásticas como pintura e artesanato, dança; e atividades recreativas como peteca, futebol de botão, dama, dominó e xadrez, além de diversas brincadeiras infantis e da cultura popular brasileira. 

Texto: José do Carmo Filho  Fotos: José do Carmo Filho e Marconi Castro



















































1 comentários:

Anônimo disse...

Meus filhos estão adorando a colônia de férias.fico tranquila em saber que meus filhos não estão na rua. obrigada prefeito, o senhor é realmente o prefeito da gente. Simone

11 de janeiro de 2011 às 09:55

Postar um comentário