terça-feira, 6 de setembro de 2016

O RETROCESSO DO ESPORTE DE CABO FRIO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARTE 2

O termino do núcleo do Jardim Esperança no Ginásio Poliesportivo Vivaldo Barreto.



Quem era o Sr. Vivaldo Barreto?


Sr. Vivaldo Barreto dando o toque inicial de abertura do Ginásio
Vivaldo Barreto é o nome de um grande desportista de Cabo Frio, que muito colaborou para o desenvolvimento do esporte de Cabo Frio, uma homenagem feita em vida a esta pessoa que trilhava suas ações entre suas atividades comercial e apoio que dava  há várias modalidades.
Mais sua maior identificação foi na modalidade do futsal (história que é contada neste blog) onde apesar de nunca ter sido presidente, foi sempre considerado “O eterno presidente da Liga”, também participou do movimento  “Esporte sem Teto” pela construção do Ginásio Poliesportivo Aracy Machado agora denominando Alfredo Barreto, e outras que podem ser comprovadas na história do futsal que é contada neste blog.


Do início até 2102
A inauguração em Outubro de 2010 do ginásio Vivaldo Barreto, clique aqui e veja, teve um aspecto diferente do ginásio Aracy Machado, enquanto o ginásio Aracy Machado foi construído em virtude de um movimento, clique aqui e veja , de toda uma sociedade denominada “Esporte sem Teto”, o Vivaldo Barreto nasceu de uma simples iniciativa por haver a necessidade de ter mais um ginásio, em virtude do crescimento do esporte desde 2005, e também brindar a toda comunidade do Jardim Esperança, dando a todos o direito da prática esportiva e atividades físicas


As atividades desenvolvidas
Primeira ação foi desenvolver o núcleo do projeto sócio esportivo Novo Cidadão, que chegou atender mais de 1.000 crianças e adolescentes, que todo dia de segunda a sexta de 8:00 as 20:00 estavam sempre praticando futsal, voleibol, basquete, handebol, atletismo, judô, karatê, capoeira, muay-thai e balé, veja a listagem Clique aqui
Era uma beleza contagiante, ao ver o entra e saia de crianças e adolescentes acompanhadas de seus responsáveis, Clique aqui e veja, transmitindo uma alegria e felicidade estampadas no rosto de cada um deles, em virtude simplesmente de participarem do projeto.
O ginásio trazia uma segurança e tranqüilidade com uma equipe envolvendo coordenador, guarda municipal e três pessoas de serviços gerais para atender na limpeza dos três turnos, além disso, o ginásio protegia os responsáveis e seus filhos quando as diferenças climáticas se alternavam, estivesse sol ou chuva eles estavam sempre protegidos. Clique aqui e veja a relação de quantidade de alunos por modalidade em 2102.


Colônia de Férias
Durante as férias escolares era desenvolvida uma colônia de férias onde as crianças e adolescentes realizavam atividades esportivas e de arte. Aqui tivemos uma informação surpreendente, os pais relataram que neste período de alta, eles trabalhavam numa carga horária muito forte, mais sempre ficavam preocupados com seus filhos que ficavam em casa ou na rua sem atividades. Porém com a realização da colônia eles começaram a ficar mais tranquilos, por saber que os mesmos agora estavam tendo atividades no ginásio acompanhadas por profissionais qualificados, clique aqui e relembre.


Projeto Vida Ativa
Não podemos esquecer que para atender a solicitação dos responsáveis das crianças, foi também desenvolvido no ginásio o projeto “Vida Ativa”,  que atendia mais de cem pessoas principalmente os da melhor idade com atividades aeróbicas, duas vezes na semana sempre de 7:00 as 8:00, e sempre uma vez por mês era realizado um café envolvendo todos os participantes.







Competições
Além de todas essas atividade tínhamos de segunda a sexta após as 20:00 os treinamentos de equipes que representavam Cabo Frio em competições estaduais, as competições municipais e estaduais de modalidades esportivas que eram subvencionadas pela prefeitura.
Nos finais de semana eram realizadas jogos de competições municipais de Futsal Clique aqui e veja, Atletismo clique aqui e veja, Voleibol clique aqui e veja, Copa Estudantil Clique aqui e veja, Campeonatos clique aqui e veja, estaduais e do projeto Novo Cidadão. Clique aqui e veja.


A Família interagindo com o projeto
Lembro-me quando da realização da festa de encerramento do balé no final do ano, as mães participavam com alegria e de forma até emocionada na preparação de suas filhas, assim como também na organização da festa junto com a professora
Era uma conquista que nem imaginávamos seu acontecimento, somente quem estava perto no dia a dia, percebia claramente como a família tinha absorvido a importância do projeto, e víamos claramente a interação família, filhos e projeto. Clique aqui e veja.


Cabo Frio na Rota Olímpica
Talvez muitos não saibam, mais a cidade de Cabo Frio conquistou o credenciamento para receber delegações olímpicas e paralímpicas durante a realização destes eventos, somente 73 cidade conseguiram ser credenciadas, clique aqui e veja.
O ginásio recebeu a visita técnica do Comitê Organizador Rio 2016, com o objetivo de ser avaliado e depois receber aprovação ou não, ao final desta avaliação técnica, teve parecer favorável e foi aprovado como equipamento para treinamento.
Em 2012 durante as Olimpíadas em Londres, a cidade de Cabo Frio foi anunciada para o mundo esportivo como cidade anfitriã para treinamentos, e até hoje ainda e divulgada mostrando os equipamentos aprovados, ginásio Aracy Machado e Vivaldo Barreto, clique aqui e veja





O Respeito
Tínhamos informações que o local ao entorno do ginásio era uma área de risco, mais até eles respeitavam, pois o ginásio tinha uma vida própria de segunda a segunda, envolvendo muitas famílias do Jardim Esperanças e seus respectivos filhos, que nunca tiveram a devida atenção.


O Final de um sonho
Depois da falta de atenção por muito tempo, hoje infelizmente encontramos o ginásio poliesportivo que leva o nome de um grande desportista, sem qualquer atenção básica na sua manutenção, com partes deterioradas pelo tempo, clique aqui e veja . Ginásio Poliesportivo V. B. um retrato do abandono Clique aqui e veja.
Sabemos da importância de manter um patrimônio público, mais algo pior aconteceu, o que dava mais alegria, felicidade, beleza, fazendo pulsar uma energia de paz, harmonia e se respirava o sublime espírito esportivo, era aquele entra e sai toda semana de crianças e adolescentes, mais de 1000 até 2012 que deixaram de ter a sua devida atenção.
Como conseqüência dessa falta de atenção toda essa beleza, alegria, felicidade e energia foram se definhando ao longo destes dois anos, culminando com o seu termino, essa falta de atividades transformou o ginásio antes vivo num espaço abandonado, que colaborou em muito para a entrada de vândalos, pessoas envolvidas com drogas e até uma família com um bebê.
Agora perguntamos o que pode ter acontecido com essas crianças e adolescentes? Clique aqui e relembre (12) a história verídica de uma criança de Cabo Frio, e seus responsáveis antes tranquilos como devem se sentir agora. Foi de fato uma perda imensurável.


Antes e depois
Agora compare as fotos desde 2010 até 2012 e como ficou após
ANTES

DEPOIS


ANTES


DEPOIS


ANTES


DEPOIS


VIVALDO BARRETO EM SEU AUGE 











Agora perguntamos o que pode ter acontecido com essas crianças e adolescentes que perderam o direito de vivenciar momentos de alegria, felicidade e de sonhar através da pratica esporte? Clique aqui e relembre (12) a história verídica de uma criança de Cabo Frio. E seus responsáveis antes tranqüilos como devem se sentir agora?
Parte 03
Na parte 03 estaremos nos reportando a algumas equipes que representavam a cidade de Cabo Frio em competições estaduais, porém hoje passam por dificuldades e não conseguem o devido apoio, voltaram a ficar de pires na mão, aguardem


0 comentários:

Postar um comentário