quarta-feira, 4 de junho de 2014

FUTSAL DE CABO FRIO COMEMORA 30 ANOS - DA FUNDAÇÃO DA LIGA ATÉ A LIGA NACIONAL - PARTE 13

Para darmos continuidade as histórias e conquistas na  modalidade do futebol de salão é importante fazermos um retorno ao início para não perdermos a trajetória do desenvolvimento da modalidade baseada em alguns alicerces que foram conquistados ao longo destes anos. A pessoa que trouxe para Cabo Frio a prática da modalidade, as pessoas que de uma forma direta ou indireta ajudaram no fomento, o campeonato interno no Tamoyo, a construção do ginásio no Tamoyo, os Jogos Abertos de Cabo Frio, a criação da escolinha do Tamoyo, o campeonato de empresas, a formação de uma seleção da cidade, participar de competições Jogos de Inverno de Teresópolis, Jogos da Primavera de Cabo Frio e conseguir manter 
a seleção em atividade durante todo ano.


Após fazermos uma pequena recordação aos relatos já descritos nos reportamos agora ao ano de 1985, após o carnaval começamos os treinamentos visando primeiro a participação nos Jogos de Inverno de Teresópolis, como vocês puderam perceber no relato descrito na parte 12, já na competição dos Jogos da Primavera de Cabo Frio outros atletas começaram a fazer parte da seleção.

Jornal O Globo de 29/06/1985

Jornal O Globo de 13/07/1985

Jornal O Globo de 22/07/1985

Jornal O Globo de 28/07/1985

Jornal O Globo de 29/07/1985

Um caso bem interessante foi do atleta Luiz Antônio (Totonho) que na época morava no Itajuru, era muito novo e tinha que passar por um processo de lapidação que dessas condições de entrar na equipe. Foram mais ou menos seis meses, depois ele confidenciou que não aguentava mais as brincadeiras dos amigos, pois por vários jogos apesar de estar no banco ele não entrava e ao final de cada jogo o pessoal encarnava nele, mais veio o momento certo ele além de superar essa fase se tornou um dos atletas mais completos e respeitado no futebol de salão, conseguindo fazer funções diferentes de beque, ala e inclusive pivô, mais à frente foi convocado para a seleção carioca. Outro atleta que foi importante para a seleção mais antes não tinha condições de participar efetivamente da seleção, pois estava concluindo seus estudos foi o Hélcio Azevedo, que inclusive jogava na função de ala no campeonato carioca pelo Monte Sinai.

Aqui vai uma história na formação da seleção, o Alfredo Barreto era o pivô e o Hélcio era ala, depois de alguns jogos percebi que o Hélcio quando estava no pivô fazia uma proteção no domínio da bola e girava para os dois lados com alguma facilidade, já o Alfredo Barreto quando na ala tinha uma visão de jogo 
e um passe perfeito, nos inclusive comentávamos que era impressionante a facilidade que ele achava um espaço para passar a bola, então depois disso conversamos os três e a partir deste momento invertemos o Hélcio ficou como pivô(inclusive mais à frente ele foi convocado para a seleção carioca nesta posição) e o Alfredo ficou na posição de ala armador.



Como só temos em arquivo a foto de 1984 quando na disputa dos Jogos da Primavera de Cabo Frio, em cima desta foto evidenciaremos quem não pode participar e postaremos as carteirinhas dos atletas começaram a participar da seleção. Zé Carlos o primeiro em pé dos e/d, parou por não ter mais disponibilidade para treinar, ao lado Carlos Marins voltou a jogar no futebol de campo pelo Tamoyo, ao seu lado Alfredo Gonçalves começou a estudar no Rio, o goleiro agachado que não recordo o nome jogou só a temporada de 84 e o Mosquito último agachado não pode participar.

Por outro lado Antônio Cavalcanti (Toninho) Luís Antônio (carne frita), Paulo Cesar que chegava a Cabo Frio depois de uma temporada no campeonato de futebol de campo em Goiás, José Cristóvão (Totovo), Everardo, Danilson(Cicinho), Wilton e Antônio Azevedo(Tonho) que teve uma temporada no C. R. Flamengo, integraram a seleção de Cabo Frio em 1985.

No primeiro compromisso da seleção de Cabo Frio que era os Jogos de Inverno de Teresópolis, tivemos uma boa apresentação mesmo com o elenco modificado conseguindo chegar outra vez nas finais enfrentando a forte equipe de Niterói, conseguimos abrir o placar ainda no primeiro tempo mais a equipe de Niterói empatou e passou a frente fazendo 2x1, dando números finais ao placar e sagrando-se campeão na modalidade do futebol de salão, ficando Cabo Frio com o vice campeonato pela segunda vez.

Passados alguns meses foi realizado os Jogos da Primavera de Cabo Frio nos mesmos moldes do ano anterior envolvendo as mesmas cidades e também as mesmas modalidades, a seleção de Cabo Frio conquistou o campeonato já com alguma facilidade. Por este motivo entendemos fazer uma avaliação mais profunda do caminho que havíamos planejado para o desenvolvimento da equipe, após uma reunião ficou decidido de trazermos uma equipe mais experiente para fazermos uma avaliação, foi neste momento que o Sr. Vivaldo Barreto comunicou que tinha conseguido aprovar junto a diretoria que a seleção de Cabo Frio se transformaria na equipe do Tamoyo, a qual ao longo do tempo teria outros apoios do clube, como liberar para os atletas a participação deles no clube, seja na piscina, sauna ou em bailes 
e outras melhorias.

Em parte anterior dessas histórias comentei sobre o professor Paulo Mussalem, que foi técnico da equipe da faculdade que eu estudava durante a competição dos Jogos Universitários, e naquele momento era o técnico da Bradesco, aproveitei esse contato expliquei que estávamos tentando desenvolver a modalidade, tentando atingir um patamar maior para formação de uma equipe em Cabo Frio, algum tempo depois dando um retorno fechamos um amistoso aqui em Cabo Frio.



Quando comuniquei a confirmação do amistoso algumas pessoas ficaram assustadas, pois a equipe da Bradesco era referência nacional em qualidade de jogadores como Raul, Serginho Sapo, Carlos Alberto, Serginho e outros, além também de uma qualidade no padrão de jogo, ponderei e coloquei o seguinte, 
para aprender é melhor enfrentarmos o melhor, somente assim poderemos fazer uma boa avaliação tanto durante o jogo como também após o jogo trocando informações com eles.

Cabe ainda informar que durante este ano o professor Toninho que era goleiro e o Reizinho que estavam parados algum tempo, ficaram motivados e voltaram a treinar com objetivo de participarem do elenco, já para este amistoso o Reizinho teve condições de jogo e inclusive foi escalado.

Bem equipes na quadra jogo iniciado jogado com equilíbrio em seu primeiro tempo mais terminando com o placar de 1x0 para a Bradesco, fomos para o vestiário e ficamos um pouco surpresos com o equilíbrio da partida, veio o segundo tempo até onde tínhamos oxigênio conseguimos enfrenta-los mais depois ficou difícil, final Bradesco 7x1 sendo o gol do Tamoyo feito pelo Reizinho.

Ao final da partida naquela troca de informações ficamos sabendo que normalmente no campeonato carioca os resultados da Bradesco se definem no final, saímos dali fomos realizar um churrasco na casa do Juarez e começamos a conversar sobre o jogo, ao final chegamos à conclusão que deveríamos investir na parte física, que acabou ficando a cargo do Rico que já estava com dificuldades para jogar, em virtude de uma contusão no joelho. Apesar da derrota, como foi importante esse amistoso contra uma grande equipe, conseguimos verificar nossos erros e fazer um novo planejamento objetivando elevar a qualidade de jogo da equipe agora do Tamoyo.

Durante este ano foi elaborado um calendário para 1896, sugerindo um trabalho que envolvesse uma categoria infanto, em virtude de um convite feito através do Sr. Rocha Pita e Sr. Marco Bruno para participarmos da Copa Podium no Rio de Janeiro, continuarmos a participar dos Jogos de Inverno de Teresópolis e Jogos da Primavera de Cabo Frio e tentar desenvolver um campeonato municipal, aliais este campeonato dará o pontapé inicial para a fundação da Liga Cabo-friense de futebol de salão, aguarde a parte 14 e verifiquem como tudo aconteceu.

Agradecemos a colaboração Dr. Jorge Vicente mais conhecido como Kiko, Sr. Cilésio da Soguima, pai de Vitor que jogou no Vasco da Gama, Sr. Luis Antônio mais conhecido como Totonho e um agradecimento especial ao nosso eterno arbitro Sr. Daniel Pomeroy que está acompanhando as histórias e colaborando também.

PARTICIPE DA NOSSA ENQUETE SOBRE A COPA E CONCORRA A UM KIT DE CHURRASCO CLICK AQUI  

Para lê a parte anterior CLICK AQUI  

Não esqueça você pode participar encaminhando fotos ou histórias para esportescabofrio@gmail.com



0 comentários:

Postar um comentário