sexta-feira, 12 de junho de 2015

COLUNA OPINIÃO: PARA ONDE ESTÃO INDO NOSSAS CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS?

Quando fazemos essa pergunta estamos nos referindo principalmente aquelas que tiveram o direito de participar de uma política pública no esporte durante muitos anos.
Falando dentro de um contexto específico do esporte, como ferramenta transformadora no âmbito social e seus respectivos benefícios, vide, coluna opinião deste blog com o título “Esporte e seus Benefícios”, ficamos preocupados com os rumos que está sendo dado ao esporte.

Para entenderem melhor a nossa preocupação, primeiro temos que nos colocar justamente no lugar das crianças, adolescentes e jovens para termos o olhar através deles sobre o assunto.
Durante a elaboração do PROESPA (Projeto de Esportes Amadores 2002/2004) encontramos uma frase que dizia “O esporte é uma ponte que DEUS criou para tirarmos as crianças das Trevas e trazer para a LUZ”, logo utilizaremos essas denominações para por dois caminhos diferentes para esclarecer a nossa preocupação.

Momento 1

As criança que vivem numa comunidade em que nunca experimentou a pratica de uma modalidade esportiva ou atividade física, ficam totalmente envolvida positivamentee alegres, quando a elas é apresentado um projeto sócio esportivo sempre desenvolvido no contra turno escolar.
Imediatamente alguns objetivos são alcançados: o espaço ocioso é preenchido, a baixa estima deles se transforma em alto estima, melhora no rendimento escolar e seus pais ou responsáveis que trabalham o dia todo, ficam mais tranquilos, pois, enquanto trabalham eles estão estudando ou participando de um projeto com profissionais qualificados, ou seja, professores de educação física. Não podemos deixar de ressaltar que o projeto se desenvolve de forma democrática, utilizando várias modalidades e não somente o futebol.

Num segundo momento indiretamente o projeto colabora para a identificação de atletas que sobressaem-se dos demais pela sua qualidade, a estes chamamos de diamantes que formarão equipes de várias modalidades contribuindo para resgatar o direito deles, de participar de competições municipais e a posterior de competições estaduais, onde terá o orgulho de representar sua cidade.

Ainda percorrendo o assunto e nos colocando no lugar deles podemos identificar claramente o seguinte, por exemplo: uma criança envolvida nessa política pública que durante a manhã/tarde está estudando, no contra turno manhã/tarde está no projeto, participando também de competição interna do projeto,  ainda tem que treinar seja para competição municipal ou representar sua cidade em competição estadual, essa criança fica sem tempo para se envolver em área de risco e cresce vivenciando outros valores que contribuem para formar um bom cidadão. A este momento chamamos de caminho de LUZ.

Momento 2

Mais depois da tantos anos participando do projeto sócio esportivo,em competições internas do projeto, nas competições municipais e competições estaduaisrepresentando sua cidade, de repente do dia para a noite sem qualquer informação lhes é tirado todo esse envolvimento esportivo, quando acabam com os núcleos, acabam com modalidades, acabam com as competições interna, acabam com as competições municipais, acabam com equipes que representavam a cidade. O que acontece com elas?

Essas crianças, adolescentes e jovens começam a entrar em depressão, ficam tristes, aumenta sua baixa estima, voltam a ter o espaço ocioso no contra turno escolar, seu rendimento escolar entra em queda, seus pais ou responsáveis que trabalham o dia todo voltam a ficar preocupados com seus filhos que podem voltar para a área de risco. A este momento chamamos de TREVA.

Para onde estão indo nossas crianças, adolescentes e jovens? Em Junho de 2013, o comandante do 25ºbatalhão da polícia Militar divulgou um levantamento que identificou um crescimento de 62% de crianças e adolescentes envolvidos com o crime, comparando com o mesmo período de 2012.Até onde podemos correlacionar a falta de atendimento através do esporte em 2013, com esse levantamento?

Não cabe nesse momento entrar em qualquer tipo de embate, o mais importante é que nossas crianças, adolescentes e jovens voltem num curtíssimo prazo, a ter o direito de vivenciar aquilo que eles já estavam acostumados a participar, e que na realidade é um direito adquirido deles, conforme se apresenta escrito no artigo 4º do Estatuto da Criança e Adolescente.

Que a Luz do nosso senhor Jesus Cristo ilumine os caminhos das pessoas responsáveis, que as mesmas fiquem sensibilizadas e consigam reverter esse processo negativo, que com certeza não traz qualquer benefício para a formação de um bom cidadão.

“Para que o mal triunfe basta que os bons não façam nada”

“Educai a criança agora para que não seja necessário punir o adulto”
Pitágoras

Eliseu Pombo CREF 13376-P


Sub secretário de Esportes de Cabo Frio(2005), Secretário da Criança e Adolescente(2005/08), Presidente do Conselho da Criança e Adolescente(2005/08), Superintendente, Coordenador do Esporte(2009/10), Secretário de Esportes de Cabo Frio(2010/2012), Presidente do Conselho de Esportes de Cabo Frio(2010/2012)

0 comentários:

Postar um comentário