segunda-feira, 21 de maio de 2012

CABO FRIO REALIZA CURSO CLÍNICA DE ARBITRAGEM DE HANDEBOL

Na última sexta-feira, 18 de maio, a Secretaria de Esportes e Lazer, junto a Secretaria de Educação, realizaram a primeira aula do curso clínica de arbitragem de handebol, em parceria com a Federação de Handebol do Rio de Janeiro. A coordenadora de projetos do Departamento de Apoio ao Aluno (DAPA), Elizabete Regina, esteve presente representando a secretária de Educação, Laura Barreto.

O secretário de esportes de Cabo Frio, Eliseu Pombo, falou sobre a importância de se buscar o resgate do handebol na cidade e destacou também o objetivo do Conselho Municipal de Esportes e da Secretaria de Esportes e Lazer com a realização do curso: "Nós buscamos preencher o espaço ocioso da criança e do adolescente, ajudá-lo a ter uma mentalidade diferente. Se o jovem estuda e treina, pratica um esporte, ele pode até não se tornar um grande atleta, mas com certeza vai se tornar um grande homem", declarou.

A aula inaugural foi ministrada pelo professor e árbitro do quadro nacional da Federação Brasileira de Handebol, Carlos Alberto Baptista, que abordou questões sobre as normas, condutas e atribuições dos árbitros, secretários e cronometristas antes, durante e depois do jogo, além de citar histórias de seus mais de 15 anos de carreira.

Para Carlos Alberto, o curso é uma excelente oportunidade para trazer de volta a identificação da cidade de Cabo Frio com o handebol, que ficou esquecida por um tempo: "Cabo Frio sempre foi uma força muito grande no handebol, desde a categoria cadete até adulto. Com certeza, aqui nós temos um celeiro de jovens talentos nas escolas. O que aconteceu com Cabo Frio é que a cidade passou a participar das competições na categoria adulto, mas esqueceu das categorias de base e, sem a base, ninguém chega a adulto. O curso vai servir de grande incentivo para o retorno do treinamento dos grupos de base do handebol", explicou.

Após o curso, que tem a duração de três dias, será realizado um torneio escolar nos dias 2 e 3 de junho, do qual sairá uma equipe masculina e uma feminina da categoria cadete para competir no Campeonato Estadual, que acontece no 2º semestre. O torneio também servirá como avaliação do curso.
Julio Avila



 

0 comentários:

Postar um comentário