quarta-feira, 23 de julho de 2014

FUTSAL DE CABO FRIO COMEMORA 30 ANOS - DA FUNDAÇÃO DA LIGA ATÉ A LIGA NACIONAL - PARTE 20

“Da fundação da Liga até a Liga Nacional”
Parte 20


Um dos fatos de grande importância para a continuidade do desenvolvimento da Liga foi sem qualquer dúvida  a realização do campeonato envolvendo as categorias de base, entendemos que a sustentabilidade do engrandecimento da Liga foi pautado principalmente neste campeonato, essa colocação pode ser comprovada de várias formas uma delas é ver vários jogadores em atividade hoje em campeonatos municipais e ou carioca, estadual e nacional em categorias sub-20 e adultos, oriundos deste trabalho na base.


Campeonato de Categorias de Base
Mais como foi o procedimento para iniciar a realização deste campeonato de base? Tudo começou ao termino do 1º Campeonato Municipal de Futebol de Salão realizado pela Liga, na categoria juvenil e adultos em 1987, quando pessoas deram a sugestão de realizar um campeonato de veteranos, sugestão esta que foi rebatida naquele momento, pois havia o entendimento que ao formar mais atletas de futebol de salão através da fomentação de competição da categoria de base, estaríamos contribuindo para uma continuidade e fortalecimento da modalidade e da Liga, com o passar do tempo e até hoje podemos comprovar que aquela decisão foi acertada estamos indo neste ano de 2014 para 28 anos de fundação da Liga, sempre realizando os respectivos campeonatos.
Essa posição da Liga fez com que outras entidades sejam clubes ou escolas começassem a  formar suas equipes para participar do campeonato da Liga, tivemos como participantes neste primeiro campeonato realizado em 1987 as equipes do  Tamoyo E. C., responsável Prof. Chico, Sagrado Coração de Jesus responsável Prof. Luís, Escola Santa Rosa responsável Prof. Rico, River F. C. responsável Cabrinha, neste campeonato foi  disputado  nas  categorias  pré-mirim, mirim e infantil, a equipe do Tamoyo sagrou-se campeã deste campeonato em todas as categorias.


Campeonato Estadual
Ainda em 1987 a Federação promoveu de forma experimental um campeonato estadual denominado Copa Rio de Futebol de Salão que tinha como objetivo iniciar um procedimento visando de fato introduzir no calendário o campeonato estadual. A Federação iniciou o procedimento encaminhando ofício a Liga para saber do interesse em participar, a Liga claro aceito o convite indicando a equipe do Tamoyo para representar a cidade, pois ela tinha sido campeã do campeonato municipal.

de cima para baixo Sr. Amâncio, Sr. Osmar, Eliseu Pombo e sr. Jairo Loyola no ginásio do Grajau Tênis
 Leandro goleiro juvenil do Tamoyo e Sr. Wilton Gouveia presidente do Tamoyo no ginásio do Grajau Tênis

Equipe do Tamoyo




Casa do Vizeu x Tamoyo
A participação do clube nesta competição não foi muito boa, lembro de um jogo que teve uma história complicada quando fomos jogar na Praça do Carmo no Rio de Janeiro enfrentando o Clube do Vizeu, neste dia tivemos uma estrutura muito boa não lembro como  aconteceu,  mais o Sr. Almir Carvalho que era empresário e sempre apoiava muito envolvido com o futebol de campo de repente estava patrocinando a equipe do Tamoyo, neste dia fomos viajar com um ônibus confortavel, almoçamos na churrascaria e depois nos dirigimos ao clube do Vizeu,  tudo corria muito bem na mais perfeita ordem, chegamos no clube mantivemos contato com dirigentes da Federação e do clube conversando sobre o campeonato, depois tivemos que sair para o vestiário trocar de roupa, entramos na quadra fizemos o aquecimento e logo em seguida começou a partida.
Depois de alguns minutos estranhamos um pouco o critério do arbitro o Sr. Walter Pujol com relação as faltas havia uma rigidez para com o Tamoyo mais que não prejudicava a equipe, e foi assim até o final da partida cujo placar foi muito dilatado a favor do time da casa, não recordo o placar. Fomos para o vestiário tomamos o banho trocamos de roupa e ficamos conversando justamente sobre a rigidez utilizada no critério do arbitro, no meio da conversa chega Tarcísio que era presidente da junta disciplinar da Liga e estava acompanhando a delegação e informando ter escutado que o árbitro da partida esteve durante a manhã na sede do clube Vizeu acho que era em Teresópolis. Ele quando soube disso não perdeu tempo, não procurou saber da autenticidade da informação, imediatamente dirigiu-se ao árbitro antes de iniciar a partida tentando equilibrar aquele benefício que supostamente havia acontecido, coisas que dizem ser normal no futebol, mais o Tarcísio ficou preocupado com a atitude do árbitro que deu a entender que não ficou muito satisfeito com a colocação, foi nesse momento que todos entenderam o porquê daquela rigidez na arbitragem.
Passados alguns anos tivemos que fazer um curso de arbitragem em Cabo Frio ministrado pela Federação, e olha quem a Federação enviou, justamente o árbitro da partida contra ao Casa do Vizeu o Sr. Walter Pujol. Em virtude do curso precisar de três dias para a sua realização ele teve que ficar hospedado, numa hora de folga estávamos eu e ele conversando quando surgiu a história do jogo no clube Vizeu, ai ouvimos o outro lado da história disse ele o seguinte, estava antes do jogo no bar bebendo uma agua quando chegou um senhor dando a entender que não prejudicasse a equipe de Cabo Frio. Estranhei aquela atitude e fui forte na minha resposta dando a entender que não gostei da atitude como cidadão, arbitro e militar e iria mostrar na quadra uma rigidez porém sem prejudicar a equipe. Durante todos os dias do curso fomos entendendo melhor quem era a pessoa do Sr.Walter Pujol, séria, com uma personalidade forte e não abria mão de assegurar e seguir o caminho da coisa correta. Também explicamos a atitude do Sr. Tarcísio pessoa de boa índole mais deixou-se influenciar pela informação que recebeu no clube.
Depois desta experiência feita pela Federação, em 1988 foi efetivado no calendário o Campeonato Estadual de Futebol de Salão na categoria juvenil e adultos onde contava com clubes da capital e também do interior, mais uma vez a Liga foi convidada a participar e encaminhou o convite para o clube Tamoyo, este aceitou imediatamente e manteve todo seu elenco de 1987 para disputar este campeonato
Porém um problema quase inviabilizou a participação de Cabo Frio, o campeonato estadual seria realizado no mesmo período do campeonato municipal isso trazia uma complicação nos dias de participação da equipe e o clube teve que se decidir em disputar uma ou outra. Como o Tamoyo tinha interesse em participar pela primeira vez de um campeonato estadual optou por ele e neste ano as equipes juvenil e adulta não participaram do campeonato municipal, porém em conversa com o presidente eu eo Sr. Barreto fizemos uma proposta a Federação da seguinte forma que no ano seguinte o campeonato estadual fosse realizado no segundo semestre e em contra partida a Liga começaria a realizar o campeonato municipal no primeiro semestre, essa proposta foi aceita pela Federação e desde então o campeonato carioca foi sempre realizado no primeiro semestre e o estadual no segundo semestre.
da e/d Carlos Alberto Sherman(Beto Cuica), Sidnei Azevedo Trindade( Neinha), Sr. Walter Pujol,  Luis Ugayama e Luis Antônio ( totonho)

Reunião para o Campeonato Estadual
Durante este período de conversas sempre fomos orientados pelo Sr. Ari Rocha,  em virtude de contatos anteriores quando da sua participação na realização dos jogos abertos de Cabo Frio, numa dessas reuniões na sede da Federação estavam presentes todos os representantes dos clubes inclusive eu e o Sr. Barreto pelo Tamoyo, ficou definido que doze clubes iriam participar da categoria adulta inclusive o Bradesco e na categoria juvenil teríamos onze equipes participando, ao final da reunião um representante de clube que não recordo o nome fez a seguinte colocação:  Quando formos jogar em Cabo Frio quem vai pagar as despesas? Nesse momento pede a palavra o Sr. Ari Rocha e retruca da seguinte forma: Quem vai pagar as despesas quando o Tamoyo vier jogar no Rio? Conclusão ao final ficou decidido quando qualquer clube jogar em casa ele paga a arbitragem e custas de transporte e alimentação da arbitragem, foi aceito também a proposta do Sr. Barreto com relação a alimentação o clube que jogava em casa daria a alimentação desde que fosse retribuído no returno e sendo sempre de comum acordo e jamais havendo uma exigência. Essa proposta foi realizada e desenvolvida entre alguns clubes, mais não foi a frente quando o Tamoyo cedia a alimentação era de uma qualidade e tanto, mais quando acontecia a retribuição era lastimável a qualidade, portanto isso não durou muito, mais a ideia era muito boa pois em casa você tem uma grande facilidade de obter um patrocinador para essa despesa e com qualidade, desde que o outro clube também tivesse a mesma responsabilidade.


Bangu A. C. x Tamoyo e o Jantar
Essa história jamais esquecemos, nós tínhamos um compromisso a cumprir na tabela do campeonato estadual contra o Bangu, Sr. Barreto ainda em Cabo Frio manteve contato com uma churrascaria em Manilha fechando com antecedência o valor e o horário que era muito complicado, pois o juvenil também participava fazendo a preliminar, isso acarretava em um horário muito avançado quando no retorno da viagem e principalmente para jantar. Na ida Sr. Barreto parou na churrascaria para conferir se estava tudo certo, todos desceram entramos na churrascaria alguns foram ao banheiro e outros ficaram esticando as pernas, quando ouvimos um discursão na cozinha mais que foi contornada pelo dono da churrascaria, todos retornaram ao ônibus e fomos para o jogo em Bangu. Na volta estávamos todos com muita fome, sentamos à mesa nos servimos e começamos a comer, de repente um enorme barulho na cozinha com panelas caindo, pratos quebrando um corre corre e gritos que alguém estava com uma faca tentando atacar uma pessoa, todos saíram da mesa deixaram seus lugares, largaram seus pratos ainda com comida na mesa preocupados com o fato. Algum tempo depois a situação foi contornada e quando fomos pedir para todos voltarem à mesa, qual surpresa tivemos ao olhar para o atleta Luís Antônio (totonho), ele saiu da mesa como todos fizeram, porém em momento algum durante toda a confusão largou o prato que parecia uma montanha com tanta comida, além de não largar o prato continuava comendo mesmo de pé, então todos comentaram “ é ele estava  mesmo com fome e nos perdemos a fome”.


Tamoyo x Bradesco
Neste campeonato ainda tivemos que enfrentar a equipe da Bradesco que mais parecia uma seleção, quando vieram a Cabo Frio foi de fato uma situação que trouxe motivação e uma grande atração naquele momento, a Radio Cabo Frio esteve presente fazendo a transmissão da partida, ginásio lotado na expectativa de um grande jogo. No primeiro tempo já indo para a sua parte final faltando dois minutos, conseguimos ligar um contra-ataque onde Hélcio ficou sozinho com o goleiro que era o Lula, que foi crescendo para cima do Hélcio fechando a visão de finalização, então só ficou uma alternativa colocar no ângulo superior, a bola bateu na junção da trave com o travessão e foi para fora terminando o primeiro tempo em 0 x0, que já era algo de chamar atenção.
Mais no início do segundo tempo a Bradesco abriu o placar fazendo 1x0 e em seguida fez 2x0, conseguimos diminuir para 2x1, mais eles fizeram 3x1 e 4x1, já para o final da partida Totonho pegou uma bola pela lateral perto do meio de quadra e mandou um petardo que bateu na trave e entrou,  mais o chute foi tão forte que o Lula nem viu por onde entrou, fechando o placar em 4x2 para a Bradesco, depois de cumprir a tabela do campeonato e encerrando sua participação a equipe do Tamoyo ficou classificada em 7º lugar e a Bradesco foi campeã da competição na categoria adulta, na categoria juvenil a equipe do Tamoyo ficou classificada em 9º lugar e a equipe do C. R. Flamengo foi a campeã.


 Jogo Tamoyo x Bradesco pelo Campeonato Estadual de 1988 em cima da e/d Sr. Barreto, J. Maurício, Gonzaga Lima locutor, Fernando Henrique comentarista, Ernani Rocha com rádio no ouvido, todos da equipe da Rádio Cabo Frio e Tarcísio. Em baixo na mesa Luis Ugayama, (mesário) e na outra ponta Jairo Loyola

Nesta parte da história evidenciamos a realização em 1987 do primeiro campeonato municipal das categorias de base e a primeira participação da cidade de Cabo Frio no campeonato estadual em 1988 com a equipe do Tamoyo representando a Liga, na próxima parte estaremos nos reportando ao segundo campeonato municipal realizado em 1988 na categoria adulta, juvenil e de base.

Ao encerrar agradecemos ao Sr. Flávio Barreto, Sr. Irani e a Liga Cabo-friense de Futebol de Salão pela colaboração nesta história, não esqueça que você também pode participar encaminhando fotos e relatos para esportescabofrio@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário