sexta-feira, 2 de março de 2012

ADDP INTENSIFICA TREINAMENTOS VISANDO ESTREIAS NO CARIOCA DE FUTSAL

Os jogadores das equipes sub20 e adulta da ADDP retornaram às atividades no final de fevereiro(27), na quadra de esportes da praça do Recanto das Dunas, depois de 12 dias de folga por conta do Carnaval. Já neste retorno, as comissões técnicas começaram a aumentar a intensidade dos trabalhos, pensando na estreia das equipes no Campeonato Carioca de Futsal, promovido pela Federação de Futsal do Estado do Rio de Janeiro.
A equipe adulta da ADDP estreia na competição no dia 8 de março (quinta-feira), enfrentando o Macaé/Botafogo/CDE no ginásio do Tio Sam, em Niterói. Em relação ao elenco que terminou a temporada passada, retornaram o goleiro Totonho e o ala Leandrinho, que estavam no Cabo Frio Futsal em 2010; além dos alas Fabrizio, Christian Gallo e Wellington (os dois últimos se encontram lesionados), que foram promovidos da equipe sub20.
Já o time sub20 tem mais novidades. Se por um lado cinco jogadores “estouraram” a idade (além dos três promovidos, o pivô Vinícius Batista, que está jogando a série B do Carioca de Futebol pelo Goytacaz; e o fixo Pulga), o time recebeu a chegada dos alas Matheus Leão, Christian Lage e Gideão, e do ala-pivô Jônatas. Além deles, o ala Bruno, que foi promovido da equipe sub17, também está integrado ao grupo.
Na reapresentação, o técnico do sub-20, Anderson Mangueira Lopes, fez um trabalho técnico-tático voltado para o contra-ataque, além de um coletivo de 15 minutos contra a equipe adulta. Em seguida, o técnico Everaldo Rangel fez uma série de jogos reduzidos para o reinício do trabalho.
A programação desta semana prevê atividades todos os dias, com trabalho físico na terça e na quinta-feira, sob o comando do professor Alberto Fernandes, preparador físico das duas equipes; e treinamento na quadra do Recanto na quarta e na sexta-feira.

Sub20: boas impressões
Com estreia marcada para o dia 9 (sexta-feira), contra o Flamengo, em Duque de Caxias, o time sub20 da ADDP vai para a sua terceira participação em campeonatos cariocas. A categoria debutou em 2007, quando não conquistou nenhum ponto em oito jogos disputados. A segunda participação, no ano passado, foi bem melhor: depois de se classificar na sexta colocação na primeira fase, com duas vitórias em seis jogos na primeira fase, o time eliminou o Cabo Frio Futsal nas quartas de final e foi semifinalista, perdendo a vaga na decisão para o Vasco da Gama.
No comando da categoria desde 2006, Mangueira sabe que o objetivo principal dentro da competição é o de dar mais rodagem aos jogadores, mas acredita que há condições de se lutar por uma vaga nas semifinais.
– Estamos remontando o time, já que elenco teve uma mexida grande em relação ao ano passado, mas os meninos que chegaram são bons e estão habituados a jogar. O Matheus e o Jônatas já jogaram Estaduais de sub15 e sub17 com o Cabo Frio. Estou animado e tenho certeza amos conseguir montar um time bem competitivo.
No Carioca sub20, as sete equipes (Casa de España/Botafogo, Vasco, Imperial/Fluminense, Flamengo, ADDP, Piedade e Portuguesa) se enfrentam em dois turnos, com os quatro de melhor pontuação chegando às semifinais.
Mangueira afirmou ainda que, mesmo às portas do campeonato – e com a possibilidade de contar com muitos jogadores da equipe sub17 – ainda há a possibilidade da chegada de novos jogadores.
– Eu tenho a filosofia de nunca fechar o elenco em uma categoria que é de formação e lapidação para o time adulto. Os jogadores que quiserem vir treinar conosco, para uma avaliação, podem vir. Treinamos às segundas e quartas, às 20h30. Há vagas para todos, basta querer.

Adulto: para repetir 2011
Se no sub20 a hora é de remontar o elenco, o adulto da ADDP continua com a mesma base vitoriosa das últimas temporadas. Disputando ininterruptamente o Campeonato Carioca da FFSERJ desde 2006, foi no ano passado onde o clube conseguiu sua melhor campanha.
Na primeira fase, foram 15 pontos em 10 jogos, com direito a uma vitória fora de casa sobre a Casa de España/Botafogo (4 a 2), que acabou se sagrando campeã carioca com apenas uma derrota no campeonato. Nas quartas de final, o time perdeu para o Fluminense em Cabo Frio por 3 a 1 e ganhou no Rio por 8 a 4. Na prorrogação, o empate em 1 a 1 classificou o time das Laranjeiras, deixando a ADDP na quinta colocação. De quebra, o clube teve o artilheiro do campeonato, Rodriguinho, com 22 gols.
Para este ano, o objetivo de todos é, pelo menos, repetir o feito de 2009 e 2011 e chegar às quartas de finais. O time não conta mais com o fixo Marquinho, capitão da equipe nas últimas quatro temporadas, que se aposentou. Jogador mais experiente do elenco e um dos poucos que está no clube desde sua criação, em 2005, o ala Renatinho herdou a faixa de capitão.
Com o experiente goleiro Totonho Diniz de volta ao clube e contando também com o ala canhoto Leandrinho, a ADDP sabe que precisará de bons resultados nos jogos em casa, já que a fase de classificação acontece em turno único.
– Costumo dizer que, a cada competição de Federação que a gente joga, a gente aprende mais e consegue aprimorar mais o nosso jogo. Como sempre, é um campeonato difícil, com equipes que disputam a Liga Nacional, que têm um regime profissional de trabalho. A gente tem que pensar por etapas: a primeira delas é pontuar para alcançar uma vaga nas quartas de final. A partir daí a gente pensa em novas metas – explicou Everaldo Rangel, em sua quinta temporada no comando da equipe.


Com informações de Dayanne Neves
Assessoria de imprensa da ADDP

0 comentários:

Postar um comentário